Novo arcebispo de Goiânia é defensor da educação, da ciência e dos mais pobres

Religioso substitui Dom Washington Cruz, que se aposentou em maio de 2021

Pedro Hara Pedro Hara -
Religioso foi nomeado pelo Papa Francisco. (Foto: André Saddi)

Escolhido pelo Papa Francisco para ser o novo arcebispo de Goiânia, Dom João Justino de Medeiros, de 55 anos, é defensor da educação, da ciência e dos mais pobres.

A cerimônia que o empossou no novo cargo foi realizada nesta quarta-feira (16), no Santuário Basílica Sagrada Família.

Antes de assumir a Arquidiocese de Goiânia, Dom João comandava a Arquidiocese de Montes Claros. Ele substituirá Dom Washington Cruz, que se aposentou em maio de 2021, após 19 anos na função.

Doutor e Mestre em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma, o religioso também é graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora e em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora.

Adepto das redes sociais, Dom João Justino mantém um programa diário no Spotify. Pelo Twitter, ele compartilhou o momento em que estava no avião embarcando para Goiânia, ao lado da mãe das irmãs.

Entre as referências do religioso estão Dom Pedro Casaldáliga, um dos principais defensores da Teologia da Libertação e o educador Paulo Freire.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade
PublicidadePublicidade