Anápolis vai na contramão do país e registra mais casamentos que divórcios na pandemia

Dados mostram que números eram mais problemáticos no primeiro ano da Covid-19, mas sofreram reviravolta em 2021

Lucas Tavares Lucas Tavares -

Desde que a pandemia da Covid-19 começou, em 2020, se tornou comum encontrar pesquisas pelo país que mostravam o aumento dos índices de casais que decidiram não viver mais juntos e assinaram oficialmente os papeis do divórcio.

Em Anápolis, surpreendente, os números deram uma reviravolta e mostraram uma realidade diferente. Tanto para os que decidiram abandonar os parceiros quanto para aqueles que acharam o momento ideal para o matrimônio.

Até 2019, a cidade mantinha uma média de 2700 casamentos realizados por ano. Em 2020, logo que a pandemia chegou ao país e fez com que muitos serviços fossem paralisados, foram registrados apenas 2416 enlaces. Veja o gráfico:

Dados sobre casamento e divórcio em Anápolis (2019-2020). (Fontes: Colégio Notarial Brasil e Portal da Transparência do Registro Civil Nacional)

Neste mesmo período de início de pandemia, seguindo o ritmo do resto do Brasil, Anápolis teve 302 separações, quantia que representa um aumento de 13% em relação à 2019.

Mas foi em 2021 que, mesmo com as contaminações da Covid-19 em alta, o município começou a andar na contramão. Isso porque ocorreram 2723 casamentos, mais de 300 que no ano anterior, enquanto os divórcios caíram para 295.

Os dados de casamentos são do Portal da Transparência do Registro Civil Nacional. Já os de divórcio foram enviados ao Portal 6 pelo Colégio Notarial Brasil.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade
PublicidadePublicidade