Talibã manifesta preocupação com guerra na Ucrânia e pede diálogo
Texto pede que as duas partes do conflito -Moscou e Kiev- privilegiem a comunicação e manifesta preocupação com as vítimas da guerra
(FOLHAPRESS) – O grupo fundamentalista Talibã, que retomou o controle do Afeganistão no ano passado após a retirada das tropas ocidentais, divulgou nota nesta sexta-feira (25) expressando preocupação com a situação na Ucrânia.
Compartilhado por porta-vozes talibãs nas redes sociais, o texto pede que as duas partes do conflito -Moscou e Kiev- privilegiem o diálogo e manifesta preocupação com as vítimas da guerra.
O documento insta ainda os envolvidos a prezarem pela vida de estudantes e migrantes afegãos que vivem na Ucrânia.
- Anápolis dispara na abertura de empresas e supera em 7 meses todo o resultado de 2025
- Criminoso invade galpão de antigo supermercado do Setor Rodoviário e toca o terror em casa lotérica, em Goiânia
- Escola em tempo integral, novos concursos e investimento na UEG: o que propõem os candidatos ao Governo para a Educação em Goiás
Com histórico de violação de direitos humanos, o Talibã tentou maior proximidade com a Rússia quando retomou o poder, em busca de apoio internacional para obter reconhecimento em espaços como as Nações Unidas.
A postura do grupo, que diz, no mesmo texto, assumir “política externa de neutralidade”, diverge da de ditadores como o sírio Bashar Al-Assad, ou a junta militar que controla Mianmar, que manifestaram apoio à invasão autorizada por Vladimir Putin.








