6 segredos que os aviões guardam a 7 chaves para os passageiros não saberem

Comissários de bordo, por exemplo, não se limitam a apenas passar orientações ou servir o lanche

Anna Júlia Steckelberg Anna Júlia Steckelberg -
6 segredos que os aviões guardam a 7 chaves para os passageiros não saberem
O avião segue sendo é o meio de transporte mais seguro do mundo. (Foto: Reprodução)

Para evitar pânico a bordo dos aviões, as empresas aéreas abafam alguns pequenos detalhes. Esses detalhes não são propriamente secretos porque uma pequena pesquisa já basta para saber a respeito. Mas, de qualquer forma, listamos aqui alguns segredos que os aviões guardam a 7 chaves, você vai se surpreender!

6 segredos que os aviões guardam a 7 chaves para os passageiros não saberem:

1. Alarme de incêndio discreto

Todo alarme de incêndio de um avião é extremamente silencioso, no lugar de uma sirene barulhenta. Em suma, isso evita um grande pânico, porque os passageiros não percebem, mas os funcionários sabem bem o que está acontecendo e o que deve ser feito. Assim, o alarme discreto evita o surto entre os passageiros e ajuda no combate ao incêndio.

2. Comandante é a autoridade máxima na aeronave

Mesmo se a bordo estiver um juiz, por exemplo, ainda assim, o combate é a autoridade máxima na aeronave. Logo, ele tem o poder de ordenar prisão de passageiros, retirada de cargas potencialmente perigosas, aplicar multas e até registrar o testamento de um passageiro que falecer durante um voo. Inclusive, no caso de alguma indisposição com o piloto principal, a autoridade é transferida ao co-piloto.

3. Comissário de bordo treinam defesa pessoal

Sim, os comissários de bordo não se limitam a apenas passar orientações ou servir o lanche. Em suma, se houver algum passageiro indisciplinado, eles possuem aulas de defesa pessoal para manter a ordem. Aliás, até podem algemar essas pessoas ou solicitar um pouso de emergência para entregá-las às autoridades.

4. Dá para apagar o fogo do motor durante o voo

É isso mesmo que você leu, caso o motor comece a pegar fogo durante o voo, os tripulantes conseguem apagá-lo. Além disso, a máquina possui tecnologia para conter as chamas, ou cair sem afetar a asa.

5. É raro os acidentes no meio do voo

Cientificamente, é comprovado que a maioria dos acidentes ocorrem durante a decolagem e aterrissagem. Isso porque, além de no ar não possuir nenhum objeto que possa afetar a aeronave, esse meio de locomoção possui tecnologia para garantir a segurança.

6. O avião é o meio de transporte mais seguro

Por fim, esse não é um segredo e vem para afirmar o que já foi dito! Essencialmente, os aviões são a forma mais segura de viajar. Para termos uma ideia, só nos EUA, mais de 30.000 pessoas morrem em acidentes de carro a cada ano. Enquanto isso, nos aviões, na maioria dos anos, morrem praticamente zero pessoas.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.