Mais de 500 mil eleitores goianos podem ficar impedidos de votar neste ano

População com pendências na Justiça Eleitoral deve regularizar situação para que possa participar do pleito

Augusto Araújo Augusto Araújo -
Eleitores fazem fila para votar em escola estadual. (Rivaldo Gomes/Folhapress)

Com o prazo para regularizar o título de eleitor chegando ao fim, são mais de 530 mil goianos que estão com o título de eleitor cancelado em 2022.

Os números foram coletados pelo Portal 6 junto ao Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), que também apontou que outras 4,7 milhões de pessoas estão aptas para votar.

À reportagem, o advogado eleitoral Dyogo Crosara explicou que estar com a situação eleitoral irregular pode causar limitações aos direitos civis do cidadão.

“Cada turno eleitoral é contado como uma votação. Caso o eleitor não compareça a três votações, ele tem o cancelamento do título eleitoral e não pode mais votar”.

“Nesse período, ele também não pode tirar passaporte, participar de concursos públicos, fazer determinados empréstimos bancários, por exemplo”, listou Crosara.

Além disso, o cidadão recebe uma multa para cada vez que falta às urnas. Para voltar a uma situação regular, basta pagar a penalização no Banco do Brasil.

O valor da taxa varia entre o mínimo de 3% e o máximo de 10% da base de cálculos do TSE (R$ 35,13), podendo ser zerada conforme a situação econômica do eleitor.

Regularização do título

O TRE-GO também destacou quais são os procedimentos necessários para regularizar o documento.

Os “cancelados” devem acessar a página do TRE, clicar em “Atendimento Remoto” e solicitar sua regularização conforme instruções na tela.

Em caso de dúvida o eleitor pode entrar em contato com o cartório eleitoral no qual está inscrito. Os telefones e e-mail’s dos cartórios eleitorais estão disponíveis no final da página principal do órgão estadual.

O cidadão que quiser saber se está apto para as votações pode consultar a própria situação eleitoral no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE),

Basta inserir o nome ou número do título de eleitor ou CPF no espaço solicitado, a data de nascimento e clicar no botão “Consultar”.

Você pode acessar o site do TSE clicando neste link.

Vale lembrar que a população votante tem até o dia 04 de abril para regularizar a própria situação eleitoral, sem sofrer penalidades.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade