Número de multas de trânsito em Goiânia podem aumentar nos próximos meses

Acordo firmado entre GCM e Detran permite nova atribuição aos guardas da capital

Augusto Araújo Augusto Araújo -
Atribuição para aplicação de multas já era prevista em lei. (Foto: Divulgação)

Ainda não se completaram 90 dias no ano de 2022, mas Goiânia já possui mais de 289 mil multas de trânsito registradas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran Goiás).

Fazendo uma média, isso indica que, até o dia 23 de março, os goianienses receberam mais de 3 mil penalizações por dia. Embora seja um alto volume de registro de infrações, esse número pode ser ainda maior daqui pra frente.

Isso porque o Detran Goiás assinou um convênio com a Guarda Civil Municipal (GCM) de Goiânia, autorizando que os agentes apliquem multas nas ruas da capital goiana.

Em nota, o presidente da GCM, Comandante Wellington Paranhos Ribeiro, destacou a atribuição para a força de policiamento já era algo previsto por lei e que agora será posto em prática.

Dentre as competências, “estão aquelas de trânsito que forem conferidas aos guardas, em vias e logradouros municipais, sempre nos termos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB)”.

Assim, além de aplicar as multas, os agentes terão informações sobre pagamento ou cancelamento de penalidades por recurso; atos de bloqueio e desbloqueio da transferência e do licenciamento dos veículos; e comunicação e recebimento das informações de pontuação, conforme estabelecido no CTB.

Estatísticas

Os maiores responsáveis pelas notificações são os motoristas “apressadinhos”, que foram flagrados dirigindo com velocidades acima de 20% do permitido, o que é qualificado como infração média.

No total, foram 128 mil registros por esta violação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o que corresponde a 44,8% do montante total.

Na sequência, 27,5 mil autuações foram aplicadas para aqueles condutores que não fizeram o registro de transferência de propriedade de um veículo no intervalo determinado de 30 dias.

Fechando o “pódio” das multas, estão novamente os veículos que foram flagrados acima do limite de velocidade, mas dessa vez, entre 20% e 50% do máximo estabelecido, com 18 mil ocorrências.

Vale destacar também que, apenas em 2021, foram registradas mais de 1,29 milhões de multas de trânsito.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade