Caçada a “cobra-grávida” termina após animal ser encontrado no 19º andar de edifício

Foram longos 13 dias em que ela assustou moradores de vários apartamentos do condomínio

Gabriella Licia Gabriella Licia -
Cobra resgatada do 19° andar, na Barra da Tijuca (RJ). (Foto: Reprodução via Instagra, Instituto Jacaré)

Uma verdadeira força-tarefa foi enfim encerrada na última quinta-feira (24) após uma ‘cobra-grávida’ ser resgatada no 19° andar de um condomínio na Barra da Tijuca, bairro nobre do Rio de Janeiro.

Foram longos os 13 dias de aparições assustadoras e inusitadas da suaçuboia – espécie não peçonhenta, pertencente à família da jiboia – mas graças ao Instituto Jacaré, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Ambiental ela pôde ser capturada.

O animal foi encontrado no 19° andar do prédio Ernest Hemingway, na última semana, e o que mais preocupou os moradores é que ela transitava entre os apartamentos carregando um monte de filhotes nas barrigas.

Caso as pequenas cobrinhas fossem liberadas pela mãe, seria ainda maior o trabalho e o pânico de todos.

A justificativa para os passeios ocultos e tranquilos do réptil foi dada pelo biólogo responsável pelo desfecho da história.

“O prédio possui interligação por estruturas de gesso que ligam os apartamentos uns aos outros. Além disso, um outro morador havia substituído parte do gesso por calhas, devido a umidade”, comentou Ricardo Francisco Freitas Filho ao jornal Extra.

“Então estava montado ali um ambiente favorável para o animal, que se deslocava por esse espaço de um apartamento a outro”, explicou o biólogo.

Ele ainda reforçou que a aparição inusitada do animal em um prédio pode ter a ver com a comercialização de animais silvestres.

“Muita gente acredita fielmente que os animais se tornarão dóceis e mansos, o que na maioria das vezes não é o que acontece. Daí, ou as pessoas soltam, matam ou eles fogem”, ponderou.

Veja as fotos

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.