6 lições que todo idoso gostaria que os mais novos aprendessem

Ser idoso é acumular experiências e sabedorias que devem ser compartilhadas

Anna Júlia Steckelberg Anna Júlia Steckelberg -
6 lições que todo idoso gostaria que os mais novos aprendessem
Morgan Freeman, um dos atores mais premiados do mundo. (Foto: Reprodução)

O final da vida é carregado de mistérios, nossa única certeza é a velhice. Todavia, não dá para imaginarmos o que nos espera quando alcançarmos a terceira idade, como doenças ou estado físico.

Enquanto não inventam uma máquina do tempo ou uma forma da gente nunca envelhecer, veja agora algumas lições que todo idoso gostaria que os mais novos soubessem!

6 lições que todo idoso gostaria que os mais novos aprendessem:

1. Eles têm mais chances de ter depressão

Apesar de associada aos jovens, são os idosos que lideram o ranking dos mais afetados pela depressão. Segundo a última Pesquisa Nacional de Saúde, realizada em 2019 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a doença atinge cerca de 13% da população entre os 60 e 64 anos de idade. Além disso, esse número é muito maior entre idosos que vivem internados ou em asilos.

2. Não possuem uma boa noite de sono

Você deve achar que as pessoas mais velhas possuem uma qualidade de vida ótima, não é mesmo? Afinal, eles têm tempo. Errado! Por mais que os idosos dormem mais, a qualidade desse sono não é das melhores.

3. A família não tem paciência

Isso não acontece em todos os lares, mas em muitas famílias, os idosos são negligenciados e sofrem com a “falta de paciência” de seus familiares. Infelizmente, isso é muito frequente, porque trata-se de um adulto totalmente dependente de outras pessoas. Fora que muitos idosos sofrem de demência, o que aumenta essa negligência.

4. O corpo já não é tão mais forte

Essa lição é um fato, até porque o corpo de qualquer ser vivo possui prazo de validade. Assim, quando estamos já mais velhos não reagimos a certas situações igual quando jovens. Por exemplo, uma gripe pode ter grandes efeitos ou um pequeno tropeço pode até quebrar ossos.

5. As tarefas do dia a dia se tornam mais difíceis

Assim como nos tornamos mais sensíveis ao mundo, realizar qualquer atividade se torna bem mais difícil. Podemos citar uma leve caminhada, lavar louça ou cozinhar, tudo fica mais difícil quando a idade chega.

6. Você se torna mais distraído

Por último, é claro que a mente não ia sair ilesa de todas as lições que citamos. Resumidamente, os idosos possuem mais dificuldade de percepção e capacidade mental. Assim, fica bem mais difícil assimilar as coisas.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade
PublicidadePublicidade