6 palavras em português que nem todo brasileiro sabe do significado

Acachapar, por exemplo, é uma das que fazem parte desta lista

Anna Júlia Steckelberg Anna Júlia Steckelberg -
6 palavras em português que nem todo brasileiro sabe do significado
Pinchavelho: uma das ferragens dentro das fechaduras. (Foto: Reprodução)

Desde criança aprendemos o português e, por conta disso, não percebemos o quão complexa é nossa língua. Todavia, quando nos deparamos com palavras diferentes, fora do nosso cotidiano, notamos que há ainda muita coisa para ser aprendida. Por isso, hoje trouxemos algumas palavras em português que pouca gente sabe o significado.

Antes de tudo, vale citar que os dados da alfabetização no Brasil estão longe de serem ideais. Segundo uma pesquisa de 2019 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são 11 milhões de brasileiros analfabetos. E essa nem é a pior parte.

Conforme o mesmo levantamento, 29% da população brasileira é analfabeta funcional, ou seja, é incapaz de, mesmo sabendo ler, compreender e interpretar textos.

Essa dificuldade reflete diretamente na vida das pessoas, além de gerar desinteresse pela leitura e estudo. O que, inclusive, leva alguns brasileiros a não conhecerem o significado de muitas palavras.

6 palavras em português que nem todo brasileiro sabe do significado:

1. Icnofóssil

A primeira palavra, que vem de “icno”+”fóssil”, refere-se a um termo científico. Na Paleontologia, o icnofóssil é um fóssil que revela atividade biológica de outros organismos. Por exemplo, fósseis com manchas, pegadas ou mordidas.

2. Pinchavelho

Aqui vem um termo masculino que significa pequeno instrumento. No geral, esse objeto é metálico e com funcionamento ou função pouco evidente. O pinchavelho vem dentro de outros aparelhos ou máquinas.

3. Acachapar

Acachapar é um verbo pouco conhecido, ele refere-se a tornar-se baixo ou encolhido como um caçapo (coelho pequeno), agachar-se. Essa palavra também pode significar dominar, aniquilar ou derrotar por completo. Por exemplo: Acachapar o adversário.

4. Abstrusidade

O termo feminino “abstrusidade” significa que algo está oculto ou encoberto. Em outras palavras, pode querer dizer que alguma coisa não foi compreendida, está obscuro, intrigante.

5. Manumissão

Manumissão é uma palavra pouco usada, por isso entrou em desuso. Seu significado é a libertação de escravos e alforria, muito usada em livros históricos ou referências.

6. Maquiavelizar

Por último, temos esse verbo originado de “maquiavélico”. Obviamente, aqui refere-se a um sujeito que age de modo maquiavélico ou tornou-se. Sendo assim, uma pessoa astuta, de má-fé e oportunista.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade