Descubra a melhor época do ano para visitar a Chapada dos Veadeiros

Local abriga diversas cachoeiras e ocupa a lista de melhores rotas turísticas ao ar livre do mundo

Gabriella Pinheiro Gabriella Pinheiro -
Catarata dos Couros, localizada na Chapada dos Veadeiros, próxima a Alto Paraíso de Goiás. (Foto: Reprodução).

Localizada no Noroeste de Goiás, a Chapada dos Veadeiros é um dos destinos mais procurados para quem busca descansar e ter um contato maior com a natureza.

Com diversidade de cachoeiras, vegetação atraente e um ambiente considerado admirável, o local ocupa a lista de melhores rotas turísticas ao ar livre do mundo, segundo o TripAdvisor.

Apesar da popularidade, nem todos os períodos do ano são propícios para a visitação. Em entrevista ao Portal 6, a condutora de turismo da Chapada dos Veadeiros, Maria Alice (@aliceguia19), de 40 anos, revelou quais são as épocas ideais para ir até o parque.

“As melhores épocas para ir até a Chapada são de maio até o final de setembro. Isso porque as cachoeiras estão com uma quantidade boa de água, com uma cor maravilhosa e não tem tanto risco de chuva”, explica.

De acordo com ela, os meses de novembro, dezembro e janeiro podem ser arriscados para aqueles que pretendem ir lá.

“Estes meses [novembro, dezembro e janeiro] não são tão bons para ir por conta das chuvas. Nesses períodos, o nível da água sobe muito e as chuvas podem atrapalhar nas trilhas e causar acidentes”, diz.

Aos interessados em conhecer o destino, Maria afirma que é essencial o carregamento de alguns itens para a caminhada.

“É necessário que os turistas tragam bastante água, algum lanche para comer durante a caminhada e protetor solar para se proteger do sol”, revela.

Para quem pensa que passear pela Chapada é algo tranquilo, se enganou. De acordo com Maria, o local possui trilhas de até 14 km.

“Uma das trilhas mais longas do complexo tem 14 km, sendo sete para ir e sete para voltar. Leva cerca de duas horas para completar o percurso, mas tem vários pontos de descanso e cachoeiras para aproveitar no caminho”, afirma.

Aos visitantes de primeira viagem, a condutora revela algumas dicas de quais cachoeiras escolher no momento da visitação.

“A Santa Bárbara é bastante escolhida juntamente com a Complexo de Prata e a Cachoeira do Guardião. São opções muito boas para quem deseja ir”, recomenda.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade