Frio anunciado para o mês de maio não chega e frustra internautas nas redes sociais

Além das baixas temperaturas, expectativa era de chuva no estado, o que não ocorreu

Gabriella Pinheiro Gabriella Pinheiro -
Vista aérea do Setor Universitário, na região Leste de Goiânia. (Foto: Eduardo Ferreira / Governo de Goiás)

Ao contrário do que era esperado, a continuidade do ‘calorão’ e do tempo seco no inicio do mês de maio surpreendeu os goianos que almejavam aproveitar o ‘friozinho’.

A divulgação de que o tempo ameno estaria prestes a desembarcar no estado gerou expectativa entre os moradores do estado.

Entretanto, conforme antecipado pelo Portal 6, a primeira quinzena deste mês foi marcada por intensas temperaturas, tempo seco e poucas ocorrências de chuvas.

Nas redes sociais, comentários reclamando sobre o período quente e clamando pela chegada do frio e chuvas se tornaram uma verdadeira ‘febre’ entre os internautas.

Em entrevista ao Portal 6, o gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), André Amorim, explicou o motivo da mudança climática ocorrida no estado.

“O mês de maio inaugura o período seco que vai, climatologicamente falando, até outubro. O que acontece durante esse período do ano é um bloqueio atmosférico que se espalha pela região central do Brasil e impede as chegadas das chuvas”, afirma.

De acordo com ele, é natural que durante este período haja uma prevalência de altas temperaturas devido à formação de massas de ar seco que tomam conta da região.

“Desde o início do ano as chuvas estão ficando mais tardias. Os meses de março e abril, por exemplo, tiveram poucas chuvas. Houve uma redução muito grande, o que foi um agravante prematuro”, relata.

Mas ainda há uma luz no fim túnel para aqueles que já estão cansados do ‘calorão’. Segundo André, os próximos dias podem surpreender os goianos.

“Abaixo do Sul do país formou-se um jato de ar por ali e há uma dificuldade de passar para as demais regiões. Há uma expectativa de que esse bloqueio seja mais fraco durante a segunda quinzena de maio. Espera-se que tenhamos um avanço da massa polar”, diz,

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.