6 sinais que revelam que seu corpo está precisando de ferro

Esse mineral é responsável por levar o oxigênio aos tecidos do nosso corpo e sua falta pode causar anemia

Anna Júlia Steckelberg -
6 sinais que revelam que seu corpo está precisando de ferro
Anemia deixa olhos pálidos. (Foto: Reprodução)

O ferro, encontrado no feijão, espinafre, couve e brócolis, por exemplo, é um mineral essencial para nossa saúde. Ele é responsável pela formação da hemoglobina, que transporta oxigênio no corpo.

A falta desse nutriente causa anemia, doença na qual os glóbulos vermelhos não conseguem transportar a quantidade necessária de oxigênio para os tecidos do corpo.

Isso pode levar a sangramentos excessivos, como hemorragia e fluxo menstrual intenso, e outros sintomas que vamos citar hoje!

Mas antes de irmos para essa questão, saiba que, para confirmar essa deficiência de ferro, são necessários exames de sangue que avaliem os níveis circulantes desse mineral.

Para aliviar os sintomas da carência, segundo o site Tua Saúde, é importante aumentar o consumo de alimentos ricos do nutriente.

Em alguns casos, pode ser também indicada pelo médico a suplementação de ferro, principalmente nos casos em que os níveis de ferro são muito baixos e não aumentam mesmo com alimentação adequada.

6 sinais que revelam que seu corpo está precisando de ferro:

1. Cansaço extremo

Conforme já dito, a falta de ferro diminui a quantidade de glóbulos vermelhos. Isso, consequentemente, reduz a oferta de oxigênio para os tecidos.

Como o gás é um combustível essencial para as células, a redução provoca cansaço, fraqueza, falta de ânimo e comportamento lentificado.

2. Inchaço nos pés

A má circulação sanguínea leva a um aumento da pressão nas veias das pernas, isso deixa o fluxo sanguíneo lento e favorece o inchaço.

Por isso, a anemia ou qualquer alteração sanguínea podem causar edemas nos pés ou tornozelos.

3. Queda de cabelo

Bom, já que os fios recebem menos sangue, nutrientes e oxigênio, por conta da falta de ferro, eles tornam-se mais fracos e quebradiços.

Esse mineral é fundamental para manter a saúde dos folículos e o crescimento normal dos fios.

4. Pele pálida

Em quem tem anemia, a pele e as mucosas passam a receber menos sangue, que chega diluído por falta de hemácias.

Assim, além da palidez, a pele também pode ficar mais fria.

5. Falta de apetite

A falta de apetite vem, principalmente, por conta da anemia ferropriva, a mais conhecida de todas.

Esse sintoma vem acompanhado de palidez, cansaço, apatia, palpitações e taquicardia.

6. Infecções frequentes

Por último, a falta de ferro pode deixar sua imunidade baixa e isso, consequentemente, traz mais infecções para o seu organismo.

Dentre os prejuízos ao nosso sistema imunológico, temos os defeitos nas respostas inata e adaptativa, redução na produção de interferon pelos leucócitos, diminuição na linhagem precursora de células B e prejuízo na resposta de células fagocitárias.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade