6 palavras que os brasileiros pensam que são xingamentos, mas não são

Existem muitas palavras que podem enriquecer o seu vocabulário, mas que talvez você não usa por medo de ofender alguém

Anna Júlia Steckelberg Anna Júlia Steckelberg -
6 palavras que os brasileiros pensam que são xingamentos, mas não são
Damon Salvatore da série The Vampires Diaries é um homem pintoso. (Foto: Reprodução)

Algumas palavras na língua portuguesa soam como xingamentos, por conta de sua entonação e formas como são ditas.

Mas a verdade é que muitas dessas palavras podem ser usadas sem receio algum de ofender alguém, porque, de fato, possuem significados comuns.

Veja algumas delas!

6 palavras que os brasileiros pensam que são xingamentos, mas não são:

1. Abundar

Abundar, claramente, remete a um palavrão quando vem a mente de qualquer um, mas na realidade essa palavra é um mero adjetivo.

No dicionário, ela refere-se a haver, existir em grande quantidade ou também a algo que está sobrando, que não tem função ou utilidade imediata, ser por demais.

2. Cagaço

Se você costuma usar essa palavra para ofender alguém, sem nem saber seu real significado ou por ela simplesmente soar rude, saiba que você está enganado!

Cagaço quer dizer grande medo, pavor, susto e afins. Por exemplo: Aquele filme de terror me deu um grande cagaço.

3. Putativo

Com certeza, você achava que essa palavra remete à aquele palavrão que se refere a prostitutas. Mas seu significado é completamente diferente disso!

Putativo faz referência ao que falsamente atribui-se a alguém ou algo, supositício, suposto. No universo jurídico, diz-se que, embora ilegítimo, é objeto de suposição de legitimidade, fundada na boa-fé.

4. Imputar

Por mais que soem como um grande palavrão, imputar não passa de um termo de alto escalão, muito usado no meio jurídico.

Majoritariamente, ele quer dizer acusar, atribuir, arguir, assacar, condenar, culpabilizar, culpar, incriminar, inculpar, responsabilizar.

Em outras palavras, pode significar também considerar, classificar, qualificar, tachar, conceder, conferir, dar, destinar.

5. Paridade

Paridade é uma ótima palavra para aumentar seu vocabulário e ser usada em seu dia a dia, ao contrário do que se pensa, não trata-se de um xingamento.

Simplesmente, paridade é sinônimo de qualidade ou característica do que é par; igualdade, semelhança, parecença, similaridade.

6. Pintoso

Por último, temos pintoso que, claramente, traz em mente o órgão genital masculino, mas, na realidade, não tem nada a ver!

Pintoso significa que algo tem boa pinta, que é bonito ou tem boa aparência, elegância.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.