WhatsApp paga por compartilhamento: é verdade a mensagem que está circulando?

Se você receber aquelas mensagens informando que o WhatsApp pagará por cada compartilhamento, é mentira!

Anna Júlia Steckelberg Anna Júlia Steckelberg -
Chega nova função no WhatsApp que todo mundo gostaria de começar a usar
Nova função garante mais privacidade para usuários. (Foto: Reprodução/TechMundo).

WhatsApp paga por compartilhamento: É verdade a mensagem que está circulando? Está rodando por aí que o WhatsApp paga R $1 por compartilhamento de determinadas mensagens. Isso não é verdade! Às vezes, alguém enviou por boa intenção, para ajudar, achando que o WhatsApp pagaria esse valor. Mas não paga. Isso não é verdade. É falso.  

Mas veja só, essas “correntes do bem” enviadas por meio do WhatsApp podem gerar comoção e convocar à participação imediata dos usuários desavisados. Ainda mais, motivados pela informação de que o aplicativo paga para quem compartilha. Por isso preste bastante atenção antes de sair por aí replicando. 

Isso significa, ficar repassando para os outros as mensagens cujo conteúdo você não sabe exatamente de quem veio e nem o porquê veio. Não compartilhe! Quem cai em descrédito perante o grupo da família e dos amigos é você. 

Por meio de sua assessoria, a própria direção do WhatsApp comunicou que o aplicativo não transfere dinheiro a ninguém.  

WhatsApp paga por compartilhamento: É verdade a mensagem que está circulando?

Além disso, ao repassar esse tipo de mensagem você pode estar contribuindo para estimular uma fraude. Circula faz anos pelo WhatsApp vídeos e fotos, principalmente de crianças, convidando o usuário do aplicativo a compartilhar correntes para ajudar financeiramente. 

Algumas postagens chegam a informar que a cada vez que o vídeo ou foto for visualizada, será pago um real para que a criança possa fazer uma cirurgia. Isso é mentira, o aplicativo não paga nada a ninguém e nem tem como fazer esse controle e eventual pagamento.  

Compartilhar mensagens ou imagens no Whatsapp não remunera a pessoa supostamente beneficiada pela corrente. Em resumo, o aplicativo não paga ninguém por número de compartilhamento, conforme sua política empresarial, disponível a qualquer usuário em seu site oficial. 

Logo, a pessoa que leva esse tipo de conteúdo adiante, mesmo sem saber, pode até se ver envolvida numa rede com implicações perante a Justiça. Compartilhar notícias falsas é crime.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.