“Anápolis é a cidade do folgado”: a publicação no Twitter que exige reflexão

Advogado especialista em legislação de trânsito fala sobre os limites deste comportamento

Isabella Valverde Isabella Valverde -
Motociclista havia estacionado o veículo em uma vaga para carro e situação foi denunciada no Twitter. (Foto: Reprodução/Twitter: Osmar Patrick)

Reclamar do desrespeito no trânsito já virou hábito para os anapolinos. O fato mais recente, e que fez um internauta chiar nas redes sociais, foi a atitude de um condutor que usou uma vaga inteira destinada a carros para estacionar a moto dele.

O usuário do Twitter registrou o momento e desabafou: “Anápolis é a cidade do folgado”.

Na imagem, nota-se que a motocicleta, de proporção reduzida, para no meio da vaga onde poderia estar um carro no estacionamento de um centro comercial na região Norte da cidade.

Vale ressaltar que no local há espaco exclusivo para estacionar motocicletas.

Pode ou não?

Ao Portal 6, o advogado especialista nas leis de trânsito, Samuel Balduino, explicou que essa artimanha só é permitida em situações específicas.

“As motos podem estacionar em vagas de carros. O contrário não é verdade”, afirmou.

No entanto, na situação específica da publicação no Twitter, o condutor da moto agiu de forma errada, já que só é permitido em uma angulação determinada e quando se está próximo à calçada.

“Pelo artigo 48 do Código de Transito Brasileiro (CTB), o condutor de motocicletas é obrigado a estacionar em um ângulo perto de 90º em relação à calçada. Nesse caso não é uma calçada né”, explicou.

Segundo o CTB, motoristas que estacionarem em desacordo as posições nele previstas podem ser punidos com multa e a remoção do veículo, se tratando de uma infração média.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade
PublicidadePublicidade