Aprenda a consultar gratuitamente se tem dívidas no seu CPF

Verificação das dívidas pode ser realizada de forma rápida, prática e sem sair de casa

Isabella Valverde Isabella Valverde -
Aprenda a consultar gratuitamente se tem dívidas no seu CPF
Brasileiro pode consultar as dívidas de forma gratuita pelo site Registrato, do Banco Central do Brasil. (Foto: Reprodução)

Nem sempre é fácil descobrir se existem dívidas no seu CPF. Inclusive, algumas vezes só se descobre aleatoriamente, o que acaba gerando uma desagradável surpresa.

Mas, o que poucos sabem é que é possível consultar a situação financeira de maneira rápida, prática, sem sair de casa e o melhor de tudo, gratuitamente. 

Isso porque  o Banco Central do Brasil fornece para a população um serviço para consulta nas mais diversas instituições financeiras atuantes no Brasil. 

Denominada como Registrato, a plataforma gratuita vai gerar um relatório contendo detalhadamente cada ponto do histórico financeiro do consumidor. 

Com isso, o brasileiro consegue saber ao certo se possui alguma dívida em seu nome e tomar as medidas necessárias para caso encontre algum problema.

A consulta possibilita até mesmo o descobrimento de fraudes, já que outras pessoas podem estar usando o seu CPF sem autorização prévia.

Quer saber como está a sua situação? Confira como consultar.

Aprenda a consultar gratuitamente se tem dívidas no seu CPF

Primeiramente, é preciso se cadastrar com o login do banco no site Gov.br e garantir o nível de segurança prata ou ouro. 

Nesta etapa, os bancos credenciados são o Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Banco de Brasília, Caixa Econômica, Sicoob, Santander, Itaú, Agibank e Sicredi.

Vale destacar que assim que se cadastra com o banco, o brasileiro já alcança o nível prata, um dos exigidos para seguir com o processo.

Após cumprir o primeiro requisito, o usuário deve ir para a plataforma digital Registrato, do Banco Central do Brasil.

Nela será preciso entrar usando o login anteriormente criado no site do Governo.

Depois, selecione a opção “Solicitação de Relatórios” seguida por “Empréstimos e financiamentos”. 

Por fim, basta escolher qual o período de tempo que deseja verificar e clicar na opção gerar relatório. 

Caso desejado, também é possível realizar o download do documento gerado.

Siga o Portal 6 no perfil do Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades que acontecem!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade