Valor do Vale Refeição pode mudar para todos os trabalhadores; veja como fica

Estudos mostram que o benefício tem durado apenas 13 dias, passando longe de garantir as refeições do mês

Isabella Valverde Isabella Valverde -
Valor do Vale Refeição pode mudar para todos os trabalhadores; veja como fica
MP pretende mudar regras de uso do Vale Refeição e do Vale Alimentação oferecido aos trabalhadores. (Foto: Reprodução)

Os trabalhadores brasileiros beneficiados pelo Vale Refeição podem ser surpreendidos com uma mudança no valor pago pelo benefício.

Isso porque o deputado federal Paulinho da Força (Solidariedade-SP) propôs uma Medida Provisória (MP) com novas regras.

Em março, a MP nº 1.108 passou pelas mãos do presidente Jair Bolsonaro (PL) e foi por ele editada. Agora, ela possui até o dia 07 de agosto para ser votada e aprovada tanto na Câmara dos Deputados, como no Senado.

Diante do prazo corrido, o deputado pretende já na segunda-feira (01) apresentar o relatório completo para que no dia seguinte possa enfim ser votado.

Um levantamento foi realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Benefícios ao Trabalhador (ABBT) e apontou que no Brasil, a quantia média de uma única refeição já chega a R$ 40,64.

Tendo em vista essa média e informações reveladas pela Sodexo Benefícios e Incentivos, o Vale Refeição do brasileiro tem durado apenas 13 dias, longe de garantir as refeições do mês.

Esse curto período de duração do vale foi identificado pela Sodexo durante uma pesquisa interna realizada pela empresa, que inclusive identificou que a vida útil do benefício encurtou com o passar da pandemia, que teve início em 2020.

Valor do Vale Refeição pode mudar para todos os trabalhadores; veja como fica

A mudança prevista na MP nº 1.108  possui o objetivo de limitar a quantia do benefício oferecida pelas empresas entre 30% e 50% do salário do profissional.

Até o momento não existe nenhuma limitação referente ao valor. No entanto, se a medida for aprovada não afetaria apenas o Vale Refeição, pois também valeria para o pagamento do Vale Alimentação.

Além da limitação, a MP também propõe que os benefícios possam ser depositados diretamente na conta corrente do beneficiário, ou até mesmo possa ser pago com dinheiro em espécie.

Porém, a medida impõe que o valor seja utilizado pelo trabalhador exclusivamente para a compra de alimentos.

Siga o Portal 6 no Intagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.