6 profissões que podem ser opções para quem tem mais de 30 anos e quer mudar de área

Famosa "crise dos 30" não pode ser um empecilho para se mudar de área. O correto mesmo é seguir a vocação, preferência e até mesmo paixão

Isabella Valverde Isabella Valverde -
6 profissões que podem ser opções para quem tem mais de 30 anos e quer mudar de área
O marketing é uma ampla área de atuação que pode ser explorada independente da idade. (Foto: Reprodução)

Diversas pessoas acreditam não ser mais possível mudar a área de atuação no mercado de trabalho quando se passa dos 30 anos.

Isso porque a maioria acha que após o tempo, as profissões passam a buscar apenas por pessoas mais jovens e uma nova especialização passa a ser vista como “tardia”.

Porém, a famosa “crise dos 30” não pode ser um empecilho para se mudar de área. O correto mesmo é seguir a vocação, preferência e até mesmo paixão.

Quer uma dica? Após a idade a mudança é ainda mais viável se é o seu desejo, já que já existe uma certa estabilidade financeira que abre uma brecha para a nova aventura.

Além disso, quem disse que existem barreiras que impeçam uma mudança de ares?

Pensando nisso, confira algumas das profissões que selecionamos e podem ser a sua próxima opção.

6 profissões que podem ser opções para quem tem mais de 30 anos e quer mudar de área

1. Gestor de sustentabilidade e ecorrelações 

Prometendo ser inclusive uma profissão do futuro, a gestão de sustentabilidade e ecorrelações pode ser uma ótima opção para quem possui conhecimento em engenharia ambiental, direito ambiental, tem uma boa comunicação e deseja mudar de área.

O profissional que atua no campo de trabalho é responsável pelo contato direto com órgãos do governo, com os consumidores, assim como com outras empresas.

Essa comunicação é realizada com o objetivo de garantir uma melhor qualidade de vida para todos e um maior controle socioambiental a partir da sustentabilidade.

2. Gestor de inovação 

Essa área de atuação cada vez mais em alta no mercado de trabalho é um excelente opção principalmente para aqueles que possuem uma mente criativa.

O campo que vem ganhando bastante autonomia e investimento pede por profissionais antenados e criativos que possam gerir a inovação das empresas, ou seja, que possam pensar em processos, produtos e desenvolvimentos inovadores.

No geral, o gestor de inovação precisa ter uma formação em marketing ou pesquisa de mercado.

3. Gestor de resíduos 

O gestor de resíduos é o profissional responsável por diminuir a produção dos resíduos e consequentemente, o impacto por eles causados.

O trabalhador vai apontar o direcionamento correto para cada tipo de resíduo e em seguida, transformação deste lixo em uma fonte de renda.

A profissão surgiu após a alta demanda por um profissional que pudesse gerenciar da melhor forma essa enorme quantidade de resíduos atualmente produzidos.

Como um campo relativamente novo, pode ser uma ótima opção para quem deseja mudar de área e experimentar algo diferente.

4. Coordenador de desenvolvimento profissional 

O profissional é o responsável por aconselhar os funcionários de uma empresa a respeito da formação para cada área, além de indicar cursos.

O coordenador de desenvolvimento profissional atua na área da educação continuada, mostrando a importância dos estudos.

5. Conselheiro de aposentadoria 

O que você acha de ajudar pessoas com relação a aposentadoria? Esta é uma área a ser explorada pelo profissional que conta com habilidades em finanças, contabilidade e gestão de carreira.

Neste campo, o planejamento da aposentadoria é o principal foco e ele pode ser pensado por diversos pontos de vista para cada cliente, como financeiro e cuidados com a saúde.

Além disso, o profissional pode até mesmo ajudar no planejamento de uma nova carreira.

6. Profissional do Marketing 

Assim como o gestor de inovações, o marketing em geral é uma área que vem passando por um crescimento constante, assim como os profissionais que nela atuam.

O campo abre diversas portas e busca por mentes criativas e que possuam uma grande vontade de aprender.

De forma geral, o profissional realiza pesquisas do mercado de trabalho e traça as melhores estratégias de venda e comunicação para cada um.

Pela diversidade de possibilidades encontradas no marketing, essa é uma ótima profissão para quem deseja mudar de área.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade