6 perigos de usar o WhatsApp que quem passa muito tempo online está correndo

Apesar de ser uma grande ajuda no dia a dia, utilizar o aparelho de forma exacerbada pode trazer malefícios à saúde

Gabriella Pinheiro Gabriella Pinheiro -
6 perigos de usar o WhatsApp que quem passa muito tempo online está correndo
(Foto: Reprodução)

Hoje em dia, o WhatsApp é visto por nós quase como se fosse uma extensão do nosso corpo. Embora ele seja enxergado dessa maneira, existem alguns perigos de usar o WhatsApp durante muito tempo. 

Além de trazer danos psicológicos, mexer no aplicativo durante um longo período pode acabar prejudicando você a realizar atividades simples e banais durante o dia a dia. 

Por isso, tente evitar ficar horas online na plataforma e opte por praticar e criar algum hobbie que seja do seu agrado.

6 perigos de usar o WhatsApp que quem passa muito tempo online está correndo

1. Problemas no sono

Ficar ‘ligado’ no WhatsApp durante muito tempo pode fazer você desenvolver alguns problemas sérios como é o caso da insônia. 

Isso acontece porque a iluminação proveniente da tela do dispositivo corta a secreção de melatonina, um hormônio liberado pela glândula pineal que age diretamente nos padrões de sono.

2. Irritabilidade

Outro fator para que você tente dar aquela ‘maneirada’ no uso do aplicativo, é que o aplicativo consegue elevar o nível de irritabilidade. 

Devido ao grande volume de mensagens, uma contínua liberação de adrenalina é liberada pelo cérebro o que potencializa alguns males como estresse e  irritação. 

3. Dores na visão

Um dos perigos de usar o WhatsApp por muito tempo é que a luz emitida pelo aparelho pode fazer com que você sinta fortes dores na visão. 

De acordo com alguns especialistas da área de oftalmologia, passar um grande período olhando a plataforma pode desencadear uma série de problemas na visão, independente da idade.  

4. Problema na postura

Normalmente quando vamos mexer no WhatsApp, há uma tendência em nos curvar ou adotar uma postura bastante torta. Essa ação pode ser um verdadeiro perigo, pois, assim, você pode desenvolver problemas seríssimos como a alteração na coluna vertebral.

5. Hipervigilância

Pelo constante fluxo de mensagens recebido, a hipervigilância pode vir a ser mais um dos perigos de usar o WhatsApp além do adequado. 

Isso acontece porque tendemos a ficar em alerta o tempo todo à espera de alguma mensagem vinda de algum contato importante. 

Por isso, fique atento a ação!

6. Dores na base do polegar e nos pulsos

Por fim, outros malefícios causados por usar demais o WhatsApp são as dores na base do polegar e nos pulsos. Por utilizá-los bastante para trocar mensagens, a ação pode trazer um certo incômodo nas articulações e até gerar problemas mais sérios. 

Portanto, tente dar uma pausa no aparelho e tente praticar algum exercício ou algo que não envolva uma tela de celular a fim de evitar futuros problemas. 

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.