Corpo de Bombeiros se mobiliza após possível cápsula de Césio ser encontrada em Anápolis

Elemento químico atômico, que é nocivo ao ser humano, já causou anteriormente no estado um dos maiores acidentes radioativos do mundo

Rafael Tomazeti Rafael Tomazeti -
Material foi encontrado no quintal de uma casa. (Foto: Corpo de Bombeiros)

Um morador da Vila Santa Isabel, na região Norte de Anápolis, pode ter guardado em casa uma cápsula de Césio, elemento radioativo comumente usado em máquinas de raio-X.

O Corpo de Bombeiros foi chamado para atender a ocorrência. O material estaria enterrado e o morador seria um acumulador.

Sem equipamentos adequados, os militares não podem retirar a cápsula e investigar se, de fato, trata-se de Césio. Segundo relato inicial, a cápsula estaria ainda intacta.

Uma equipe de Goiânia, especializada em produtos perigosos, está em deslocamento. É ela que vai poder atestar se trata-se do elemento radiológico.

Em Goiás, a capital já sofreu com o maior acidente radioativo em área urbana do mundo a partir da abertura de uma cápsula de Césio-137.

Sem risco

Em nota, o Corpo de Bombeiros informou que não há risco de contaminação, mesmo que seja confirmada a presença de Césio.

“Ressaltamos, que a substância radioativa, caso exista, está contida em um envoltório de concreto (castelo de concreto), não passível de causar contaminação. Assim sendo, não há motivo para pânico”, explicou a corporação.

Um técnico da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) está se deslocando para Anápolis para avaliar se o material é radioativo.

Catador foi quem encontrou material

O homem o material no quintal de casa encontrou-o enquanto catava lixo na rua.

O item só foi descoberto porque a Polícia Militar recebeu uma denúncia de que ele guardava armas em casa.

No local, os policiais encontraram uma espingarda calibre 22. O suspeito ainda revelou que tinha no quintal uma cápsula de Césio.

Ele informou aos agentes que encontrou-a quando procurava recicláveis na rua e recebeu informações de que o material era radioativo. Por isso, envolveu-o em concreto.

Homem foi preso

O homem que mantinha o material foi preso após uma operação da Rotam. Com ele, os policiais militares encontraram, além do possível material radioativo, uma arma de fogo longa.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.