Por uma Política Municipal de Incentivo à Leitura

Alfabetização plena e a capacidade de leitura são desafios no Brasil e a Pandemia agravou as dificuldades referentes ao tema

Professor Marcos Professor Marcos -
(Foto: Arquivo Pessoal)

Na última semana protocolamos na Câmara Municipal de Anápolis o projeto de lei que institui a Política Municipal de Incentivo à Leitura, deve agora percorrer as comissões antes de ir ao plenário para votação.

Sabe-se que a alfabetização plena e a capacidade de leitura são desafios no Brasil e a Pandemia agravou as dificuldades referentes ao tema. Precisamos capacitar professores, valorizar suas ações, ampliar acervos e despertar a curiosidade e interesse dos alunos. Só assim construiremos uma geração de leitores.

Essas mudanças dependem de incentivo e investimento e esses tópicos já estão apontados em nosso Plano Nacional de Educação como meta a ser alcançada até 2024. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação também reafirma a necessidade de consolidar a capacidade de leitura e escrita de nossos estudantes já nos anos iniciais.

Criar uma política municipal é mais que aprovar um documento com a letra fria da lei, é o desejo de possibilitar que nossos mais de 36 mil alunos da rede municipal possam cada vez mais se tornarem leitores plenos, aumentando sua capacidade de reflexão crítica e ação para construir a Anápolis que sonhamos.

Marcos Carvalho é professor, psicólogo e servidor público federal. Atualmente vereador em Anápolis pelo Partido dos Trabalhadores. Escreve todas às terças-feiras. Siga-o no Instagram.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade