Meia-tarifa nos ônibus será testada em cidades menores antes de Goiânia e Aparecida

CMTC ainda não definiu data para início das operações, tempo de teste e quais linhas devem receber a redução da passagem

Emilly Viana Emilly Viana -
6 utilidades que o cartão de ônibus pode ter além de pagar a passagem
(Foto: Divulgação)

A Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC) deve implantar, ainda em setembro, a meia-tarifa para os usuários de ônibus da Região Metropolitana de Goiânia. Antes de abranger todo o sistema, o benefício será testado em cidades como Trindade, Goianira e Senador Canedo.

Voltado para passageiros que vão percorrer distâncias de no máximo cinco quilômetros, o valor de R$ 2,15 só valerá em linha específicas. A cobrança será feita diretamente nos cartões utilizados pelos usuários ou no número de viagens.

As rotas em que os usuários pagarão a metade do valor da passagem ainda estão em estudo, segundo a CMTC. Porém, neste primeiro momento, fica estipulado que as linhas devem ter trajeto de no máximo cinco quilômetros.

A reportagem também questionou a companhia sobre a data de início do serviço e o tempo de duração do projeto-piloto, que ocorrerá em cidades com linhas menores para que seja possível avaliar o funcionamento antes da medida chegar a Goiânia e Aparecida – onde o volume de passageiros é maior. As questões, porém, ainda não foram definidas.

Produtos tarifários

Em fevereiro, a Câmara Deliberativa de Transportes Coletivos (CDTC), que foi reformulada pela lei estadual 169/2021 em dezembro passado, divulgou que seriam adotados oito novos serviços no sistema. Ficou estabelecido o lançamento de um a cada mês a partir de abril.

De lá para cá, apenas o Bilhete Único ou do Passe Livre do Trabalhador começaram a operar. Entre os produtos tarifários previstos na reformulação estão o CityBus 3.0, o Cartão Família, para desconto em grupo aos fins de semana, e o Cartão Pós-Pago, com fatura para o usuário pagar no fim do mês. Nenhum deles tem cronograma para início de funcionamento definido.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade