Essa é a lista de doenças que dão direito a aposentadoria

Como forma de amparar os trabalhadores brasileiros que não podem mais exercer o seu trabalho, o INSS concede a aposentadoria por invalidez

Isabella Valverde Isabella Valverde -
Essa é a lista de doenças que são direito a aposentadoria
A cegueira é uma das doenças que permite a aposentadoria por invalidez. (Foto: Reprodução)

Pelos diversos prejuízos que podem causar para a saúde, existem uma série de doenças que garantem a aposentadoria por invalidez para quem recebe o diagnóstico.

Como forma de amparar os trabalhadores brasileiros que não podem mais exercer as suas respectivas funções, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) concede a aposentadoria por invalidez para aqueles que realmente precisam.

Enquanto o auxílio-doença fornece uma ajuda temporária para o profissional incapacitado, o benefício é vitalício e voltado para aqueles que sofrem com incapacidade total e permanente.

No entanto, existem alguns requisitos básicos para que a aposentadoria por invalidez possa ser concedida ao trabalhador.

Dentre estas exigências estão a necessidade de se estar afastado por auxílio doença por meio da perícia médica do INSS, comprovação da enfermidade, ou acidente, que o impeça de retornar para sua funções, ter ao menos 12 meses de contribuição à Previdência Social.

Mas, caso a incapacidade seja proveniente de algum acidente de trabalho ou alguma doença previamente definida por lei, o profissional fica isento da necessidade de ter contribuído por 12 meses.

Sendo assim, confira uma lista com as doenças que permitem esse benefício.

Essa é a lista de doenças que são direito a aposentadoria

1. Tuberculose Ativa 

Como o próprio nome já indica, a Tuberculose Ativa é diagnosticada quando a doença com o mesmo nome está ativamente produzindo os seus sintomas e consequentemente, podendo ser transmitida para terceiros.

Dessa forma, pelo risco à saúde dos outros trabalhadores, assim como a incapacidade que ela gera, o profissional pode se aposentar por invalidez.

2. Hanseníase

A Hanseníase é uma doença infecciosa crônica que é também conhecida como lepra ou mal de Lázaro.

A enfermidade é caracterizada pela alteração, diminuição ou perda da sensibilidade térmica, a dor, da força muscular, assim como do próprio tato.

A doença afetar as mãos, os braços, pés, pernas e olhos, podendo até mesmo gerar incapacidades permanentes ao paciente.

3. Transtorno mental grave

Quando o transtorno mental é grave e impede que o trabalhador realize o seu trabalho, ele possui o direito de se aposentar.

Existem diversos tipos de transtornos, no entanto, o benefício é fornecido para o trabalhador desde que esteja cursando com alienação mental.

Dentre os mais comuns no INSS se destacam os transtornos esquizoafetivos, transtorno bipolar, transtorno do espectro autista, transtornos de ansiedade, transtornos devido ao uso de álcool, transtornos depressivos e os transtornos obsessivos compulsivos.

4. Neoplasia Maligna

A Neoplasia Maligna também recebe a denominação de câncer ou tumor, sendo caracterizada pela proliferação descontrolada e incomum das células do corpo.

Porém, estes são apenas alguns nomes genéricos, já que dizem respeito à mais de 100 diferentes tipos de doenças malignas.

A Neoplasia Maligna é uma das doenças mais fatais do mundo, tirando a vida anualmente de milhões de pessoas.

5. Cegueira

A legislação brasileira considera que os pacientes diagnosticados com cegueira estão passíveis a concessão de alguns benefícios previdenciários, como a aposentadoria por invalidez, por tempo de serviço e por incapacidade permanente.

No caso, o benefício é concedido para trabalhadores que possuem cegueira congênita, que é aquela que o acompanha desde o nascimento, e também para aqueles que contam com a cegueira adquirida, que ocorre ao longo da vida, seja por algum acidente sofrido ou até mesmo de forma espontânea.

6. Paralisia irreversível e incapacitante

Como o próprio nome já indica, esta é uma paralisia grave que acaba por incapacitar o trabalhador de exercer o seu trabalho.

Ela ocorre quando os mais diversos tratamentos não fazem qualquer efeito, fazendo assim com que ela seja irreversível.

Outras doenças

Além destas, outras doenças como Cardiopatia grave, Doença de Parkinson, Espondilite Anquilosante, Nefropatia Grave, Paget (osteíte deformante), Aids, contaminação por radiação, Hepatopatia grave e Esclerose Múltipla, também figuram a lista.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade