MP faz buscas nas Prefeituras de Abadiânia e Alexânia em operação que mira fraudes no transporte escolar

Ação é desdobramento de investigação que começou há cinco anos e descobriu organização criminosa que tinha atuação em Anápolis

Rafael Tomazeti Rafael Tomazeti -
Viatura do Gaeco na Prefeitura de Abadiânia. (Foto: Divulgação MPGO)

Atualização às 17h15

O Ministério Público de Goiás (MPGO) cumpre nesta quinta-feira (06) mandados de busca e apreensão em endereços de Abadiânia e Alexânia, no Entorno do Distrito Federal. As Prefeituras também foram alvo de buscas numa operação que mira fraudes em licitações do transporte escolar.

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MPGO teve apoio da Polícia Militar no cumprimento dos mandados. A operação foi denominada Escola Régia II. As investigações apontam que houve prejuízo de R$ 15 milhões aos cofres públicos.

Ao todo, são 25 mandados de busca e apreensão, que inclui também empresas, residências de servidores públicos suspeitos de receberem dinheiro indevidamente, de pessoas que atuaram como laranjas e outros, nas cidades de Goiânia, Anápolis, Abadiânia, Alexânia, Terezópolis de Goiás e Uirapuru.

Em 2017, os promotores investigaram um caso de fraude em licitações do transporte escolar em Acreúna, no Sudoeste do estado.

À época, 15 denúncias foram oferecidas contra suspeitos dos crimes de organização criminosa, falsificação de documentos particulares, falsificação de documentos públicos, falsidade ideológica, corrupção ativa, corrupção passiva, peculato e fraudes em licitações.

Segundo o promotor Sandro Henrique Halfeld Barros, em 2019, verificou-se que a organização atuava em 18 municípios, incluindo Abadiânia, mas com ponto central em Anápolis.

A reportagem tenta contato com as Prefeitura de Alexânia, mas ainda não obteve sucesso.

Leia, na íntegra, a nota da Prefeitura de Abadiânia: 

O Governo de Abadiânia informa que na manhã dessa quinta-feira (06) recebeu a equipe do Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO) afim de colaborar com a investigação de empresas que supostamente vem praticando crimes em diversos Municípios Goianos.

Tendo em vista que tais empresas participaram de processo licitatório em Abadiânia, a Prefeitura colaborou apresentando todas as documentações solicitadas pelo MPGO, bem como se colocou à disposição afim de colaborar com a investigação.

O Governo de Abadiânia está à disposição para esclarecer e continuar colaborando com a investigação, assim dando transparência em todos os processos licitatórios do Município.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade