Defesa Civil lista áreas com maior risco de erosão em Anápolis

Fenômeno é recorrente na cidade durante o período chuvoso. Algumas regiões têm monitoramento mais cuidadoso

Isabella Valverde Isabella Valverde -
Erosão próxima ao Aeroporto de Cargas, em Anápolis. (Foto: Reprodução)

Com a chegada do período chuvoso, Anápolis começa a se preparar para um fenômeno recorrente que atinge diversos bairros da cidade na época, as erosões.

O engenheiro ambiental e coordenador da Defesa Civil do município, Rafael Farinha, relatou ao Portal 6 quais as regiões que causam maior preocupação e carecem de monitoramento.

Entre as áreas de maior atenção se destacam o Residencial Gabriela, Vila Brasil, Vale do Sol, Parque Residencial das Flores, Setor Sul e Jamil Miguel. Além disso, alguns outros bairros com situação menos graves também são monitorados por prevenção.

“Hoje, a gente tem aí um catálogo de áreas mais preocupantes, em torno de seis áreas que são monitoradas com mais frequência”, afirmou.

Rafael explica que para prevenir que as erosões causem prejuízos, a principal forma de agir é entender quais são as causas por trás daquele fenômeno.

Mas, quando ela já aconteceu, o método passa para a correção daquele estrago, analisando inclusive o nível de risco que a região apresenta.

“De forma corretiva, a gente vai procurar fazer alguma intervenção. É quando a gente vê a gravidade e classifica qual o grau de risco, ou seja, se ela já era um risco iminente ou se há um risco médio ou baixo para a população”, apontou.

“Dependendo da situação, a gente vai e direciona ações do poder público, Secretaria de Obras, Secretaria do Meio Ambiente, para ter alguma intervenção física em termos de estrutura ou infraestrutura para recuperar a área e diminuir o risco”, completou.

Caso o morador de alguma região perceba que está se formando uma erosão, Rafael aconselha que entre em contato imediatamente com a Prefeitura ou com a própria Defesa Civil, para que se possa encontrar uma solução rápida e eficaz.

Para isso, o anapolino pode telefonar para o número 3902-2545 ou então para o WhatsApp 9 8596-7571.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade
PublicidadePublicidade