6 alimentos que devem ser evitados por quem tem a rotina corrida

Acontece que por mais que estes alimentos possam ser mais práticos, principalmente para quem está correndo, eles são prejudiciais a saúde

Isabella Valverde Isabella Valverde -
6 alimentos que devem ser evitados por quem tem a rotina corrida
Quando consumidos em excesso, os alimentos embutidos podem ser prejudiciais à saúde. (Foto: Reprodução)

Alguns alimentos podem parecer uma verdadeira salvação para aquelas pessoas que contam com uma rotina caótica, seja por conta dos estudos, trabalho, ou por qualquer outro motivo.

No entanto, a verdade é que eles podem ser os grandes vilões da alimentação, podendo ser consumidos apenas eventualmente.

Acontece que por mais que estes alimentos possam ser mais práticos, principalmente para quem está correndo, eles são prejudiciais à saúde.

Pensando nisso, selecionamos uma lista com algumas destas comidas que devem ser evitadas ao máximo.

6 alimentos que devem ser evitados por quem tem a rotina corrida

1. Miojo 

Sim, o grande salvador daqueles dias caóticos em que parece não sobrar tempo nem para comer não é assim tão bom como costumamos pensar.

Isso porque o macarrão instantâneo conta com uma grande quantidade de sódio, gordura e conservantes em sua composição, fazendo com que seja prejudicial a saúde quando consumido em excesso.

Além disso, um outro ponto de risco do alimento é que ele possui o dobro da quantidade de sal recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), principalmente naqueles sachês que dão um sabor especial ao miojo.

2. Nuggets industrializados 

Os nuggets feitos em casa, com as próprias mãos, são saudáveis, no entanto, aqueles industrializados que costumam ser vendidos nos mercados não são bons para a saúde.

Vale ressaltar que estes alimentos não fazem bem nem mesmo quando são preparados no forno, sem o uso de óleo, razão pela qual devem ser evitados.

Acontece que eles são preparados com aromatizantes para ressaltar o sabor, farinha branca, pigmentos para dar cor, sobras de frango, conservantes, diversos elementos químicos, além de algumas outras substâncias que fazem mal para a saúde.

3. Refrigerantes 

Gostosos principalmente quando estão bem geladinhos? Sim! Nocivos à saúde quando consumidos em excesso? Também!

Principalmente devido às altas quantidades de sódio e cafeína presentes em sua composição, os refrigerantes podem acabar levando a um indesejado aumento gradual da pressão arterial.

Além disso, as elevadas taxas de açúcar presente na bebida também contribuem para o aparecimento de diversos problemas, como a obesidade, a pressão alta, o enfraquecimento dos ossos e dentes, além de poder causar as temidas pedras nos rins.

4. Pipoca de micro-ondas 

Mesmo que possam ser de rápido preparo e deliciosas, práticas para quem está correndo, as pipocas de micro-ondas não podem estar frequentemente presentes na sua alimentação.

O alimento industrializado possui um alto teor de gorduras trans, consideradas como uma das grandes vilãs quando o assunto é saúde.

Ademais, a pipoca de micro-ondas também conta com outras substâncias maléficas para o organismo, como o alto teor de conservantes e aromatizantes.

5. Salgadinhos 

Claro que consumir Cheetos, Fandangos, doritos, ou outro salgadinho eventualmente, não tem problema, o malefício ocorre quando existe um exagero nesse consumo.

Os famosos alimentos encontrados com facilidade na prateleira de mercados apresenta em sua composição uma quantidade elevada de gordura, sódio e conservantes.

Por conta disso, consumi-los com frequência pode acarretar graves problemas como pressão alta, infarto, ou até mesmo um acidente vascular cerebral.

6. Embutidos 

Por último, mas não por isso menos importante, temos os famosos alimentos embutidos, como a salsicha, a linguiça e o presunto.

Mesmo sendo populares, eles contam com uma baixa quantidade de nutrientes, que não enriquecem em nada a sua alimentação.

Para completar, os alimentos possuem uma grande quantidade de aditivos químicos em sua produção, além de serem altamente calóricos.

Aviso. Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.