Esta é quantidade máxima de adoçante que uma pessoa pode consumir por dia

Por mais que o adoçante esteja presente nos mais variados alimentos, as informações sobre o produto não costumam ser muito claras

Isabella Valverde Isabella Valverde -
Esta é quantidade máxima de adoçante que uma pessoa pode consumir por dia
É sempre importante se atentar à quantidade correta antes de consumir o produto. (Foto: Ilustração/Towfiqu Barbhuiya/Pexels)

Principalmente quando as pessoas decidem iniciar uma nova dieta, o adoçante acaba se tornando o substituto perfeito do queridinho açúcar, sendo utilizado no preparo dos mais diversos alimentos e até mesmo no famoso cafézinho, tão amado pelos brasileiros.

Porém, o que muitos não sabem é que este produto artificial é na verdade bastante controverso, podendo até mesmo apresentar certos malefícios para a saúde quando consumido exageradamente.

Mas, ao contrário do que muitos costumam pensar, a ciência já descartou que o adoçante possa ser o responsável pelo desenvolvimento de alguns tipos de cânceres.

Além do mais, por mais que o produto esteja presente nos mais variados alimentos, principalmente naqueles voltados especificamente para pessoas com diabetes, as informações sobre o ingrediente nunca costumam ser muito claras.

Então, mesmo que não seja necessário eliminar por completo o seu consumo, é importante se atentar à quantidade de vezes em que ele é ingerido durante o dia para evitar problemas.

Esta é quantidade máxima de adoçante que uma pessoa pode consumir por dia

Como ao contrário da maioria dos produtos, o adoçante não especifica ao certo as dosagens corretas de uso, diversas pessoas acabam exagerando um pouco na dose ao consumirem uma quantidade diária maior do que deveria.

Segundo órgãos reguladores, a quantia ideal deve ser minunciosamente calculada levando em consideração o peso corporal de cada consumidor.

Ademais, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estabelece que cada tipo de adoçante possui uma quantidade adequada diferente para o consumo.

Para o órgão, o ideal para aqueles que consomem Aspartame é ingerir apenas 40 miligramas por quilo de peso corporal. Para Sacarina, o correto é 15 mg/Kg, Sucralose 5 mg/Kg, Estévia 4 mg/Kg, Acessulfame de potássio 15 mg/Kg, Neotame 0,3 mg/Kg, além de somente 5 mg/Kg para Advantame.

Desse modo, é importante ficar atento a quantidade correta de gotas que podem ser utilizadas por dia do seu adoçante predileto.

Para se ter uma ideia, uma pessoa com 70 kg diariamente pode consumir a quantidade máxima de 350 mg de sucralose, o que é até bastante se levar em conta que em cinco gotas existem apenas 4mg.

No entanto, como o máximo é calculado sob o peso corporal, é preciso ter atenção redobrada quando o consumir do produto artificial é uma criança, já que os pequenos são bem menores e consequentemente, a quantia indicada também é menor.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade