Entenda por que doce tipicamente goiano pode desaparecer do estado

Especiaria se destaca também nas festas do Divino Pai Eterno de Trindade e Pirenópolis

Gabriella Pinheiro Gabriella Pinheiro -
Alfenim
Imagem mostra o alfenim, doce típico da cidade de Goiás. (Foto: Reprodução/ Facebook)

Uma das iguarias mais tradicionais da cidade de Goiás, o alfenim, foi declarado como um patrimônio cultural imaterial goiano pela Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). 

O Projeto de Lei é de autoria do deputado Coronel Adailton (PRTB) e veio à tona após o risco de desaparecimento do doce no estado ser identificado. 

Apesar de se tratar de um alimento com poucos ingredientes, a elaboração da iguaria exige tempo e conhecimento sobre o ponto adequado da massa, o que desestimula a produção do produto na região. 

Para se ter uma ideia, a tradição do alfenim é mantida atualmente pela doceira Silvia da Silva Curado, de 90 anos, sendo a única da cidade de Goiás que ainda produz o doce. 

Vale lembrar que além do município, a especiaria também se destaca nas festas do Divino Espírito Santo realizadas em outras localidades, como Pirenópolis e Trindade.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade
PublicidadePublicidade