Estudo da UEG Anápolis descobre novos fungos em Goiás

Pesquisa foi conduzida pela equipe do Laboratório de Micologia Básica, Aplicada e Divulgação Científica

Aglys Nadielle Aglys Nadielle -
Fungos descobertos pela equipe. (Foto: Divulgação/UEG).

A Universidade Estadual de Goiás (UEG), Campus Central em Anápolis, descobriu duas novas espécies de fungos no Cerrado. O estudo foi feito pela equipe do Laboratório de Micologia Básica, Aplicada e Divulgação Científica (FungiLab).

O primeiro deles é um cogumelo, batizado como Furtadomyces sumptuosus. Ele foi encontrado m uma área de mata da Floresta Nacional de Silvânia, uma unidade de conservação na região Centro-Sul do estado de Goiás, que abriga diferentes fisionomias vegetacionais típicas do cerrado.

Segundo os pesquisadores, o nome foi dado devido às características do fungo encontrado, que é robusto, suntuoso e diferente do que se conhece como um cogumelo tradicional.

Já a segunda descoberta é um bolor. Ele foi encontrado em uma das cavernas do Parque Estadual Terra Ronca, localizado no município de São Domingos, no Nordeste do estado.

O nome científico da espécie, Preussia bezerrensis, foi dado em homenagem a caverna de onde ele são retirados, que é conhecida como Lapa do Bezerra. Segundo o grupo, o local é como se fosse um santuário natural e por ser de difícil acesso, a natureza por lá se mantém quase intacta.

A professora Solange Xavier, que faz parte do grupo, conta que os próximos passos do FungiLab são focados na prospecção dessas novas espécies. O objetivo é investigar as substâncias que produzem e em quais áreas elas podem ter aplicações.

As descobertas são parte da pesquisa de doutorado dos estudantes do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais do Cerrado (Renac|UEG) Lucas Leonardo da Silva e Antônio Sérgio Ferreira de Sá, orientados pela professora doutora Solange Xavier dos Santos.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade
PublicidadePublicidade