Saiba como fazer laqueadura pelo SUS em Anápolis

Nova lei flexibiliza os requisitos para a realização do procedimento, mas muitas mulheres não sabem como solicitá-lo

Davi Galvão Davi Galvão -
(Foto: Arquivo/MDS)

Extremamente importante para o planejamento familiar, a laqueadura é ofertada de maneira gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS). E, neste mês de março, entra em vigor uma lei que flexibiliza os requisitos para a realização do procedimento.

De acordo com a vereadora por Anápolis e médica ginecologista e obstetra, Trícia Barreto, a cirurgia é um dos mais eficazes meios de contracepção feminina.

No processo, as tubas uterinas são cortadas ou amarradas com o intuito de impedir a fecundação e, consequentemente, uma nova gestação.

A profissional de saúde esclareceu ao Portal 6 que as mulheres de Anápolis que desejam realizar a intervenção devem se encaminhar ao Cais Mulher Abadia Lopes. É lá que será dado início ao protocolo de atendimento.

Em seguida, é preciso realizar uma consulta e exames ginecológicos para, posteriormente, a paciente ser encaminhada para assistência social e serviço psicológico.

Segundo a médica, é necessário que todas as etapas do atendimento sejam cumpridas corretamente, pois uma vez realizada, é extremamente improvável que a laqueadura seja desfeita, já que é indicada como um contraceptivo permanente.

Novas regras

Com a nova Lei, sancionada em agosto do ano passado e que entra em vigor este mês, a idade mínima para a mulher realizar a cirurgia passou de 25 para 21 anos.

Além disso, diferente do que era exigido anteriormente, não é mais necessário ter a autorização do cônjuge para efetuar o procedimento.

Mulheres que tenham dois filhos vivos também não precisam mais ter a idade mínima de 21 anos para passar pela cirurgia.

Já as gestantes podem solicitar a laqueadura durante o período do parto, desde que faça a solicitação com pelo menos 60 dias de antecedência.

As regras também valem para homens que desejam realizar a vasectomia, procedimento que interrompe a circulação dos espermatozóides e evita que eles tenham filhos.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade