Goiás lança protocolo similar ao aplicado no caso Daniel Alves para combater violência contra a mulher

Ferramenta foi criada em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes e outras entidades

Augusto Araújo Augusto Araújo -
Jogador de futebol Daniel Alves foi preso na Espanha. (Foto Lucas Figueiredo/CBF).

O Governo de Goiás lançou nesta quarta-feira (08) o protocolo Todos por Elas para incentivar bares, restaurantes, hotéis e comércio em geral a apoiar mulheres em situação de risco.

Ele foi inspirado em um procedimento adotado em Barcelona, na Espanha, que inclusive influenciou na prisão do jogador de futebol Daniel Alves, em janeiro de 2023.

A ferramenta foi lançada em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-GO), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-GO) e Associação Comercial, Industrial e Serviços de Goiás (Acieg).

Ao Portal 6, o presidente da Abrasel-GO, Danillo Ramos Mendes, explicou que vê a ação de forma muito positiva, considerando-a bastante propositiva para o combate à violência de gênero.

“Esse protocolo veio para somar forças, fazendo com que toda a sociedade se engaje na causa e se torne um assunto mais discutido nos estabelecimentos comerciais”, apontou.

Danillo também afirmou que a entidade já tinha outas parcerias que convergem com esta nova ferramenta. Um exemplo é a campanha “A Penha Vai Valer”, em conjunto com o Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO).

“Nela a gente já tinha um acordo de treinamento das equipes nos bares e restaurantes, para que eles saibam o que fazer e o que não fazer diante de uma situação de violência contra a mulher”.

“Com o Governo de Goiás entrando na causa, esse movimento passar a ganhar ainda mais força e visibilidade”, complementou o presidente da Abrasel-GO.

Ele pontuou também que já existem algumas iniciativas nos estabelecimentos em Goiás onde a própria administração do local disponibiliza códigos de segurança – como pedir um determinado drink no balcão – para socorrer mulheres que estejam passando por uma situação de risco.

Portal 6 também teve acesso a uma cartilha do Protocolo Todos Por Elas, explicando o passo a passo para acudir uma vítima de violência de gênero.

Cartilha do Protocolo Todos Por Elas. (Foto: Arquivo Pessoal / Danillo Ramos Mendes).

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.