Justiça não atende pedido da Enel e mantém licitação para ônibus elétricos em Goiânia

Empresa, que foi chamada de “facção criminosa” pelo governador, havia entrado com mandado de segurança

Gabriella Pinheiro Gabriella Pinheiro -
Sede da Enel Goiás, em Goiânia. (Foto: Enel)

A Justiça de Goiás rejeitou o pedido da companhia Enel e manteve a licitação para a compra de ônibus elétricos para o Eixo Anhanguera, em Goiânia. A determinação foi feita neste domingo (26). 

De acordo com um documento expedido pela 1º Vara da Fazenda Estadual, os argumentos da empresa não foram vislumbrados e não houve razões para “falar em suspensão ou adiamento da data para apresentação de propostas para a apresentação de propostas após modificações”. 

A decisão vem após o governador Ronaldo Caiado (UB) chamar a empresa de “facção criminosa” e acusá-la de tentar realizar uma manobra para suspender a proposta de aquisição. 

“Nunca vi a Enel como uma empresa, mas como uma facção criminosa, um braço da máfia italiana que quase destruiu o sistema energético de Goiás e agora tenta impedir ações de melhoria do transporte coletivo de Goiânia”, disse. 

De acordo com Caiado, a empresa esperou até às 22h de quinta-feira (22) – prazo para envio de recursos – para mandar mais de 100 questionamentos sobre a licitação, além do pedido de suspensão. 

Segundo o governador, muitas perguntas sobre o pedido já haviam sido respondidas anteriormente pela Metrobus – empresa responsável pela licitação – a Enel. 

“Trata-se de uma manobra clara com o único objetivo de prejudicar a licitação, visto que alguns dos seus questionamentos se referem à modelagem que a própria Enel propôs quando apresentou seu Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), ainda no ano passado”, destacou Caiado.

Em comunicado enviado a imprensa, a Enel confirmou o envio de solicitações para o esclarecimento, além de sugestões técnicas para o processo de licitação dos ônibus elétricos.

A companhia afirmou que solicitou mais tempo para apresentar as propostas de todos os candidatos, em função das recentes alterações realizadas no edital.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.