Novo problema em aplicativo do transporte coletivo causa prejuízo aos usuários em Anápolis

"Era através dele que eu planejava meu dia. Hoje sem ele é muito difícil", contou uma estudante

Isabella Valverde Isabella Valverde -
Ônibus da Urban, empresa responsável pelo transporte coletivo em Anápolis. (Foto: Divulgação)

Desde que saiu do ar ainda em janeiro deste ano, os usuários de ônibus de Anápolis enfrentam dificuldades com a falta do SimAps, aplicativo que consulta os horários do transporte em tempo real.

Inicialmente, a queda do sinal se deu por conta de um imbróglio envolvendo a Agência Reguladora Municipal (ARM) e a empresa desenvolvedora. No entanto, mesmo com este primeiro problema já solucionado, os serviços ainda não foram retomados.

Ao Portal 6, a estudante Ellen Bonfim de Souza contou que era por meio da plataforma que conseguia planejar todo o dia. Agora, sem acesso ao SimAps, a jovem enfrenta prejuízos por não poder mais acompanhar as linhas como antes.

“Era através dele que eu planejava meu dia. Hoje sem ele é muito difícil, porque saio no horário e algumas vezes ele já passou, ou atrasa muito para passar e acabo perdendo o ônibus posterior que pegaria no terminal. Gera um stress, dor de cabeça e prejuízo, porque acabo gastando com motorista de aplicativo quando isso acontece”, afirmou.

O arquiteto e urbanista, Adalberto Rodrigues, é outro anapolino que utilizava o aplicativo com frequência e agora percebe que parte da população foi prejudicada sem os serviços.

“Primeiro a gente se sente perdido, né? Porque não sabemos onde está o ônibus, se já passou, se ainda está no bairro. Então era mais fácil a gente se programar sabendo onde ele está. Agora a gente vive perdendo o ônibus, eu mesmo cansei de perder”, apontou.

À reportagem, o presidente da ARM, Robson Torres, explicou que como o antigo sistema apresentava diversos empecilhos, como o alto custo de manutenção e armazenagem desnecessária de dados. Assim, decidiu-se pelo desenvolvimento de um novo aplicativo.

“Para melhorias consideráveis no sistema e para que possamos oferecer mais recursos e funcionalidades aos usuários optamos por desenvolver um novo aplicativo”, destacou.

Com isso, por mais que ele afirma que já esteja 90% concluído, os anapolinos ainda terão que aguardar por mais um tempo para terem novamente acesso aos horários dos ônibus em tempo real.

Isso porque ainda é necessário passar por testes, contratos, assim como a conclusão de todas as etapas necessárias para que o projeto saia oficialmente do papel.

Desse modo, ainda não existe uma previsão de quando o novo SimAps será lançado para o público.

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