6 sobrenomes que chamam atenção e nem todos que têm eles percebem

Algumas palavras do nosso dia a dia acabaram parando na certidão de muita gente pelo Brasil

Anna Júlia Steckelberg Anna Júlia Steckelberg -
sobrenomes
(Foto: Arquivo/Agência Brasil)

Existem muitos sobrenomes espalhados pelo Brasil que, convenhamos, são bem diferentes e não parecem nomes de família de fato.

Isso porque, alguns deles são palavras que estão muito presentes no nosso dia a dia e não parecem ocupar espaço nas certidões de nascimento, mas isso é mais frequente do que imaginamos.

6 sobrenomes que chamam atenção e nem todos que têm eles percebem:

1. Leão

Leão é um sobrenome toponímico espanhol ligado aos montes León e à cidade de León, no antigo reino de Leão, na Espanha moderna.

Sendo assim, naquela época o sobrenome era usado para classificar as pessoas que vinham daquela região.

2. Leal

Sim, Leal vem de lealdade mesmo.

Esse sobrenome iberico tem origem em uma alcunha primitiva, ou era um apelido dado a uma pessoa a partir de uma característica sua.

Nesse caso, há muitos anos quem possui um comportamento de lealdade nas batalhas ou atividades políticas recebia o sobrenome de Leal, que deriva do latim legalis, “em conformidade com a lei”.

3. Justo

Esse forte e belo sobrenome vem realmente da palavra justo.

Vindo de justus do latim, justo significa o mesmo que conhecemos em portuges e deriva os nomes Justus, Justino, Justin, Justine e Justa.

4. Faria

Faria parece ser uma conjugação do verbo fazer, não é mesmo?

Mas a real é que esse sobrenome é um toponímico português, de uma das famílias mais antigas de Portugal, com origem no castelo de Faria, na região de Santa Maria de Faria, vila de Barcelos.

5. Nascimento

De origem portuguesa, Nascimento tinha um cunho religioso e todos os cristões que nasciam no dia 25 de dezembro recebiam esse nome em homenagem a Jesus Cristo.

6. Rocha

Por fim, Rocha ou de Rocha Rocha é um toponímico português e originalmente veio de uma das famílias mais antigas de que se tem notícia.

Essa relíquia era usada para classificar quem nascia em um local rochoso, mas não se sabe ao certo a região exata.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades em tempo real!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.