Escolas de Goiânia que não aceitarem alunos com deficiência podem ser interditadas

Caso haja o descumprimento, a instituição será notificada e terá prazo de 60 dias para apresentar defesa

Maria Luiza Valeriano Maria Luiza Valeriano -
Imagem mostra alunos dentro de sala de aula (Foto: Divulgação/Agência Brasil)

Goiânia está prestes a se tornar uma cidade mais inclusiva, visto que a Câmara aprovou o Projeto de Lei que visa penalizar as escolas que negarem a matrícula de crianças ou adolescentes com deficiência.

De autoria do vereador Willian Veloso (PL), o texto estabelece que o Alvará de Licença e Funcionamento será cassado se a instituição privada de ensino não oferecer a possibilidade de matrícula à criança ou adolescente que apresentar deficiência, independente da condição.

Caso haja o descumprimento, a escola será notificada e terá prazo de 60 dias para apresentar defesa. Então, se ainda assim não apresentar as condições para receber o aluno, a instituição de ensino poderá ser interditada até que cumpra as adequações necessárias.

O autor explicou em audiência realizada nos primeiros meses do ano que várias famílias vêm tentando matricular crianças e não conseguem.

“E mesmo quando conseguem, muitas acabam tendo a matrícula cancelada. Isso é uma clara demonstração de que infelizmente existem pessoas que não querem ver pessoas com deficiência usufruindo de seus direitos”.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade