UFG vai iniciar estudos para realização de voos com auxílio da inteligência artificial

Projeto é fruto de parceria entre a universidade e o Instituto de Controle do Espaço Aéreo da Aeronáutica

Caio Henrique Caio Henrique -
Instituto de Controle do Espaço Aéreo (Foto: Reprodução)

O gabinete da Reitoria da Universidade Federal de Goiás (UFG) foi palco de uma reunião com oficiais do Instituto de Controle do Espaço Aéreo (Icea) e do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) da Aeronáutica na última semana.

Lá, foi assinado um memorando para a realização de um projeto de inteligência artificial aplicada ao controle de tráfego aéreo.

O objetivo da parceria é realizar estudos em conjunto, a fim de permitir planejamentos estratégicos das trajetórias de aeronaves em ambientes urbanos.

Isso será feito através do auxílio de algoritmos de inteligência artificial, que é a exata área de contribuição da universidade com a iniciativa, por meio do trabalho desenvolvido no Instituto de Informática da UFG.

Objetivo da parceria é realizar estudos em conjunto, a fim de permitir planejamentos estratégicos (Foto: Marília Sabino)

Reitora da universidade, Angelita Pereira de Lima ressaltou o bom ranqueamento da instituição dentro do ramo de pesquisa em tecnologia e destacou a importância do projeto.

“Ficamos felizes quando somos desafiados a algo que seja disruptivo do ponto de vista da produção do conhecimento, projetos novos nos estimulam bastante, estamos muito animados e de portas abertas”, afirmou.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.