6 combinações de sobrenomes que muitos têm no Brasil e são um charme

Alguns casais são o par perfeito até pelo nome de família

Anna Júlia Steckelberg Anna Júlia Steckelberg -
6 combinações de sobrenomes que muitos têm no Brasil e são um charme
(Foto: Reprodução/Jeremy Wong/Pexels)

Acredite se quiser, mas existem algumas combinações de sobrenomes que parecem perfeitas, ou melhor: nasceram um para o outro.

Bom e se você quiser encontrar o seu par perfeito, embarque conosco nessa e veja o seu match!

6 combinações de sobrenomes que muitos têm no Brasil e são um charme:

1. Araújo e Rocha

Começando nossa lista, Rocha ou de Rocha Rocha é um toponímico português e originalmente veio de uma das famílias mais antigas de que se tem notícia e faz referência a uma região rochosa.

Dialogando com isso, Araujo também veio de Portugal e faz uma referência a uma localidade do reino da Galícia, na Península Ibérica medieval.

2. Figueiredo e Jayme

Sugestivamente, Figueiredo é um nome que faz uma referência a uma região de figueiras em Portugal, conhecida como Figueiral.

Enquanto isso, Jayme trata-se de um adaptação do inglês James, originário de Jacob, significando “calcanhar” ou “substituto”. O que acontece é que na Bíblia Jacó nasceu agarrado ao calcanhar de seu irmão gêmeo Esaú, a quem suplantou como primogênito, dando um pretexto ao sobrenome.

3. Gomes e Macedo

De origem portuguesa, Gomes vem de uma abreviação do Visigodo Gomoarius. Seu significado é Homem de Guerra, o qual por vezes foi utilizado como nome próprio.

Já Macedo é um toponímico de uma região de Portugal. O termo faz referência aos moradores de um lugar de muitas macieiras, assim, as pessoas lá nascidas eram chamadas de “fulano de Macedo”.

4. Godinho e Nogueira

Na História de Portugal, o nome de Godinho surgiu a partir de família nobre, descendentes de D. Godinho Fafe e sua esposa D. Gontinha ou Guiomar Mendes, filha de D. Mem Moniz de Riba de Douro.

Sendo mais um nome de origem portuguesa, Nogueira faz referência às pessoas que nasceram na região da Torre de Nogueira, ao norte de Portugal.

5. Félix e Rodrigues

Félix é um sobrenome latino, isto é, de origem ibérica e italiana. Podemos encontrar esse nome em certidões inglesas, francesas, alemãs e judias.

A medida que Rodrigues quer dizer, diretamente, “o filho de Rodrigo”. Sua origem é germânica e vem de “Roderich”, que, por sua vez, quer dizer “rico em glória” ou “o senhor da glória”.

6. Faria e Alves

Por fim, Faria é um toponímico português, de uma das famílias mais antigas de Portugal, com origem no castelo de Faria, na região de Santa Maria de Faria, vila de Barcelos.

Enquanto isso, a origem do nome de família Alves é nórdica, o nome significa “guerreiro”, “protetor” ou mesmo “exército”.

Mas em outras traduções, ele pode representar também o diminutivo de Álvares, significando “filho de Álvaro”.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.