6 benefícios que uma pessoa passa a ter direito depois de se casar

Embora regalias estejam garantidas pela legislação, muitos cônjuges ainda desconhecem essas regalias

Gabriella Pinheiro Gabriella Pinheiro -
se casar
(Foto: Marcello Casal/Agência Brasil)

O casamento é uma instituição que, além de unir duas pessoas que se amam, também traz consigo diversos direitos e benefícios legais, sociais e emocionais que muitos passam a ter direito depois de se casar.

Embora seja algo contido na legislação, muitas pessoas ainda desconhecem as regalias que o matrimônio pode favorecer, legalmente falando.

6 benefícios que uma pessoa passa a ter direito depois de se casar

1. Declarar impostos em conjunto e herança automática 

O casamento confere uma série de benefícios legais, como a possibilidade de declarar impostos em conjunto, o que muitas vezes resulta em uma carga tributária menor. Além disso, os cônjuges têm direito a herança automática em caso de falecimento do parceiro, e podem compartilhar benefícios de seguro, pensões e outros recursos financeiros.

2. Segurança Social

Outro direito que uma pessoa passa a ter depois de se casar é  em relação a segurança social. Isso porque os cônjuges podem se beneficiar do seguro social, pensão por morte e outros programas governamentais que oferecem suporte financeiro.

3. Maior facilidade na adoção

Casar-se geralmente facilita o processo de adoção conjunta de crianças e concede automaticamente aos cônjuges direitos parentais legais sobre os filhos. Isso simplifica a tomada de decisões importantes sobre a educação, saúde e bem-estar das crianças.

4. Plano de Saúde Conjunto

Muitas empresas oferecem planos de saúde que permitem a inclusão do cônjuge, muitas vezes a um custo menor do que adquirir planos separados, o que pode proporcionar maior tranquilidade em relação à saúde e bem-estar da família.

5. Acesso a Crédito Conjunto

Ao se casar, os cônjuges podem ter acesso a crédito conjunto, o que pode facilitar a obtenção de empréstimos, financiamentos de casas e outras linhas de crédito. Isso geralmente é benéfico para alcançar objetivos financeiros conjuntos.

6. Direitos Legais Automáticos

Por fim, o casamento confere automaticamente uma série de direitos legais ao cônjuge, como o direito de tomar decisões médicas em nome do parceiro, o direito de visitação em hospitais e prisões, e o direito de representação legal em várias situações.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade
PublicidadePublicidade