Esta é a quantidade máxima de banana que uma pessoa deve comer por dia

Queridinha entre os brasileiros, fruta tem alto teor nutritivo, rica em fibras e vitaminas, mas pode causar grave problema em excesso

Magno Oliver Magno Oliver -
(Foto: Ilustração/Captura de tela/Youtube)

A banana é uma fruta popular e amplamente consumida em todo o mundo. Ela é conhecida por sua casca amarela, polpa doce e alguns formatos diferentes.

Promove a saúde do coração, além de ser uma excelente fonte de potássio, fibras e vitaminas, como a vitamina C e a vitamina B6.

Elas são frequentemente consumidas in natura, mas também são usadas em smoothies, sobremesas, vitaminas, bolos e muitas outras receitas culinárias.

Além disso, as bananas são fáceis de transportar e são uma opção de lanche saudável, além também de ajudar a reduzir o estresse .

Esta é a quantidade máxima de banana que uma pessoa deve comer por dia

A fruta é rica em potássio, um dos nutrientes importantes para o bom funcionamento de células, nervos e músculos. O excesso desse mineral no organismo por gerar danos à saúde.

Para evitar problemas para o corpo humano, existe um limite máximo de quantidade de bananas que uma pessoa pode consumir por dia.

De acordo com a nutricionista Daniele Borges, em entrevista ao R7, a chamada hipercalemia pode trazer efeitos graves e até ser potencialmente fatal.

“O excesso de potássio pode levar a ritmos cardíacos anormais, como a fibrilação ventricular, que é uma arritmia perigosa. Em casos extremos e não tratados, a hipercalemia pode ser fatal. Além disso, níveis elevados de potássio podem afetar a função dos músculos e dos nervos, causando fraqueza muscular, paralisia e outros problemas de saúde.”, comenta a especialista.

A nutricionista reforça que a ingestão diária recomendada é de 2.500 mg a 3.000 mg de potássio por dia. Uma unidade de fruta possui em média de 400mg a 450mg.

Portanto, o consumo máximo diário de bananas por dia seria de sete a oito unidades de fruta, batendo aí 3.000mg.

“No entanto, se você tiver problemas renais ou outras condições médicas que afetem o equilíbrio de potássio no corpo, é importante conversar com um médico ou nutricionista para determinar a quantidade segura de bananas para o seu caso específico”, pontua Daniele.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade