Prefeito de Anápolis ganha prêmio por um Zap da Saúde que já não funciona mais

"Admito que otimizou muita coisa e até humanizou no sentido de evitar filas nas portas das unidades de saúde, mas sempre fui crítico em considerar como a única “porta de acesso” aos serviços de saúde"

José Fernandes José Fernandes -
(Foto: Arquivo pessoal/José Fernandes)

Durante o Fórum de Cidades Digitais Inteligentes da Região de Goiânia, promovido pela Rede Cidade Digital e Prefeitura de Goiânia, realizado ontem (19), DOZE prefeitos, incluindo o de Anápolis, Jesúpolis e Palmelo receberam o título de Prefeito Inovador 2023.

No certificado, consta nominalmente esses prefeitos e suas cidades, bem como os elogios por “utilizar a tecnologia de forma estratégica para melhorar a gestão pública e a vida dos cidadãos (…)“.

Foram 12 projetos premiados incluindo: iluminação de LED, tablets a servidores, disponibilização Wi-Fi em locais públicos, instalação de câmeras de segurança e outros.

O “ZAP da prefeitura” é o projeto que justificou o prêmio ao prefeito de Anápolis, por disponibilizar serviços on-line ao cidadão. Inclusive já foi tema explorado em campanhas e também motivo para uma comitiva do prefeito viajar para a Europa, a um custo de mais de R$100.000 por um “tour internacional”, em menos de uma semana.

Inicialmente formatado para melhorar o serviço de saúde, hoje por essa ferramenta são usados teoricamente mais de 10 serviços públicos municipais. Eu vou me ater ao serviço de saúde.

Admito que otimizou muita coisa e até humanizou no sentido de evitar filas nas portas das unidades de saúde, mas sempre fui crítico em considerar como a única “porta de acesso” aos serviços de saúde. Além disso, mensagens automáticas por vezes desconexas.

Hoje (20) recebi algumas queixas de pacientes que há dias tentam marcar consultas e retorno para levar exames, e não tem vaga. Especificamente citaram a Unidade Básica de Saúde no Bairro Boa Vista e Santa Isabel. Queixaram que quando não falta acesso, faltam medicamentos e profissionais para atender.

Não assisti a palestra do premiado prefeito, mas não acredito que tenha nenhum conteúdo das dificuldades e limitações dessa ferramenta tecnológica.

Como sugestão para finalizar, sugiro que atualize sua palestra com os pontos negativos e propostas de soluções, e que tenha consciência de que na mídia, a saúde está melhor do que na realidade.

Anápolis precisa dos anapolinos.
É isso!

José Fernandes é médico (ortopedista e legista) e bacharel em direito. Atualmente vereador em Anápolis pelo MDB. Escreve todas às sextas-feiras. Siga-o no Instagram.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade