Aos 90 anos, Goiânia é destaque nacional e atrai cada vez mais olhares

Capital é jovem e tem recebido investimentos de diversos setores e demonstrado um crescimento impressionante

Maria Luiza Valeriano Maria Luiza Valeriano -
Valor do metro quadrado na capital não para de subir (Foto: Divulgação/Prefeitura de Goiânia)

Goiânia completa 90 anos nesta terça-feira (24) com o vigor de uma cidade nova, pulsante e chamativa. Nos últimos anos, tem sido notável o fluxo crescente de pessoas que buscam conhecer a capital e até estabelecer raízes – atraídas por uma série de motivos.

Qualidade de vida

Goiânia é uma das capitais brasileiras com maior qualidade de vida. Um dos fatores que contribuem para tal é o título concedido de cidade mais arborizada do Brasil. De acordo com o Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de arborização era de 89,3%.

Na época, eram mais de 900 mil árvores, de 382 espécies diferentes, o que resulta em 94 m² de área verde por habitante. Embora a diminuição de áreas arborizadas seja iminente, o local segue líder, o que impacta na qualidade do ar, ameniza o clima e oferece belas paisagens, entre outros.

A saúde também se destaca, sendo que, em julho deste ano, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, visitou unidades de saúde em Goiânia e apontou que a capital é uma referência nacional.

Ainda em setembro, a mais nova unidade de ensino da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein foi inaugurada em Goiânia. Segundo o diretor regional de Goiás do Einstein, Felipe Piza, a aposta foi feita estrategicamente, reconhecendo o potencial da cidade e do estado.

Com cada vez mais investimentos na educação, vale destacar que a capital está entre as com maior absorção no mercado de trabalho, registrando uma taxa de desocupação de apenas 5,1%. Com isso, o rendimento médio é de R$ 4.258 reais, o que coloca a cidade na 96ª posição de 5.570 municípios brasileiros.

Mercado imobiliário

Outra característica que impulsiona a chegada de novos moradores é o custo de vida baixo. Em comparação com outras capitais, Goiânia se destaca com o metro quadrado de locação sendo o 4º mais barato, de R$ 33,05, segundo o Índice FipeZAP.

Como resultado, incorporadoras têm investido cada vez mais em empreendimentos inovadores, modernos e que atendem aos clientes de mais alto padrão.

Investimentos

Para além do dinheiro injetado pelo mercado imobiliário, a capital ainda recebe montantes devido ao agronegócio. Isso porque Goiás é líder em diversos setores, como o de grãos, sendo o terceiro maior produtor do Brasil, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento.

Em relação à pecuária, o estado possui o segundo maior rebanho bovino do país, totalizando 22,8 milhões de cabeças.

Outro destaque é a indústria fonográfica, que concedeu à Goiânia o título de “Capital da Música Sertaneja”. Além de lançar artistas locais como Leandro e Leandro e Zezé di Camargo e Luciano, artistas como Gusttavo Lima buscaram a cidade para alavancar as carreiras.

Promessas

Potencializando as características que colocam Goiânia em uma posição de destaque, são diversas as promessas feitas pela Prefeitura. Entre elas, a de revitalização do Centro Histórico, que contém o maior acervo de arquitetura Art Déco do Brasil e perde somente para Paris e Miami.

Além disso, a Agência Municipal de Turismo, Eventos e Lazer (Agetul), já confirmou os planos para atrair ainda mais amantes da música sertaneja com uma Calçada da Fama.

No lugar de estrelas, serão chapéus de caubói ao redor da Casa de Vidro, na Avenida Jamel Cecílio, local escolhido para ser um ponto turístico e sediar ainda o Museu da Música Sertaneja.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade