Anápolis ganha novo especialista em treinar cães para resgatar vítimas de desastres
Bombeiro militar está na corporação há 11 anos e foi o único da cidade a ser selecionado para o curso
Em situações envolvendo busca de vítimas desaparecidas ou soterradas, principalmente em casos de desastres naturais, cada segundo faz diferença e a atuação das equipes de resgate é papel fundamental para salvar vidas.
E para reforçar operações como essa, Anápolis ganhou mais um especialista em treinar cães que são grandes aliados nesse tipo de eventualidade.
Membro do Corpo de Bombeiros de Goiás há 11 anos, o Cabo Daniel José Leão concluiu, recentemente, o Curso de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (CBRESC), na cidade de Várzea Grande (MT).
Em entrevista ao Portal 6, o militar revelou ter sido o único anapolino selecionado para participar do treinamento, que envolveu outros 25 colegas de outras cidades e estados.
Dentre as técnicas aprendidas, o Cabo Leão destacou manobras e estratégias para busca e resgate em soterramento, localização de pessoas desaparecidas e, obviamente, o treinamento de cães farejadores.
“É um processo que começa com o cão bem filhote. Todo o treinamento é voltado justamente para executar o serviço. Ensinar o cachorro a reconhecer odores, obedecer comandos e também ensina a gente ficar habituado a entender o que o animal está querendo comunicar”, explicou.
Apesar de já ser responsável por dois pets em casa, o militar afirmou estar aguardando com muita expectativa a chegada do primeiro cão que irá treinar. A previsão é de um mês.
“Estou muito ansioso para conhecer meu novo companheiro e poder continuar na engrenagem, ajudando sempre a população”, garantiu.