Médico de Anápolis explica o que é Sinusite e quais cuidados tomar contra doença

Enfermidade provoca uma série de dores e o ideal é buscar ajuda médica para obter o devido tratamento

Publieditorial Publieditorial -
Dr. Raul Calaça atende na Clínica Popular da Saúde. (Foto: Divulgação)

A sinusite é uma doença que pode ser desencadeada por vários fatores, como alergias, resfriados e viroses, e acaba provocando uma série de desconfortos, além de dores fortes em quem é acometido.

E por se tratar de algo sério, que precisa ser devidamente acompanhado por um profissional, muitas pessoas ficam em dúvida sobre onde pedir ajuda e como obter o diagnóstico para tratamento.

Neste caso, o ideal é buscar auxílio de um otorrinolaringologista de confiança, que é o mais preparado para ofertar uma avaliação completa e examinar os pacientes.

E para explicar melhor sobre o assunto, conversamos com o Dr. Raul Calaça, que é médico pela UFG, fez residência em otorrinolaringologia no Hospital das Clínicas da UFG e atua na Clínica Popular da Saúde, em Anápolis.

O que é a Sinusite?
Dr. Raul Calaça: A Sinusite é a inflamação das mucosas dos seios da face (também chamados seios paranasais), região do crânio formada por cavidades ósseas ocas ao redor do nariz e dos olhos e nas maçãs do rosto. Os seios da face contribuem com a ressonância da voz, participam do processo de “auto-limpeza” do nariz e diminuem o peso do crânio. Quando há uma inflamação nessas estruturas, ocorre obstrução do seio, com acúmulo de secreção, inchaço e dor local, e favorece a proliferação de bactérias. A maioria das sinusites são agudas, isto é, duram de alguns dias a poucas semanas, mas existem também as crônicas, que duram mais de três meses.

Quais os principais sintomas?
Dr. Raul Calaça: Os principais sintomas envolvem diretamente o nariz, que comunica diretamente com os seios. Então o paciente pode ter obstrução ou congestão nasal, nariz escorrendo, catarro descendo para a garganta, redução ou desaparecimento do olfato, dor ou pressão no rosto, bem como tosse, febre e outras queixas, dependendo do caso.

A Sinusite é alergia?
Dr. Raul Calaça: Não, a maioria das sinusites são infecciosas, causadas por vírus (principalmente), bactérias e mais raramente fungos. No entanto alergias podem ser fatores predisponentes para desenvolver o quadro e alguns tipos de sinusites crônicas podem ter fundo alérgico, quando há pólipos, por exemplo.

Como é feito o diagnóstico?
Dr. Raul Calaça: O diagnóstico da sinusite é predominantemente clínico, ou seja, feito através dos sintomas descritos pelo paciente associados a dados obtidos pelo exame clínico realizado pelo médico. Não há necessidade de realizar raio-x da face. Em situações específicas (quadros crônicos, complicados ou sem melhora com tratamento), pode ser necessário a solicitação de exames complementares, como, por exemplo, a tomografia computadorizada.

Quais as principais recomendações pra quem sofre de sinusite?
Dr. Raul Calaça: O principal é evitar adquirir gripes e resfriados, que podem evoluir para sinusite em alguns casos. Então lavar bem as mãos, manter distanciamento de pessoas resfriadas, uso de máscara e evitar levar as mãos ao nariz, boca e olhos são fundamentais. Além disso, melhora da imunidade com bons hábitos de vida: beber bastante água, dormir e comer bem e praticar atividade física regular. Se a sinusite atacar, além de redobrar a atenção com esses cuidados, pode-se realizar lavagem nasal com soro fisiológico spray, em seringa ou dispositivo próprio. Se os sintomas persistirem, é necessário procurar ajuda médica.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade
PublicidadePublicidade

+ Notícias