O trabalho potente das diretoras da rede municipal

"Muita se fala sobre as vantagens de ser diretora, liberdade de horário, não entrar em sala, não ter diário, não entregar planejamento anual, mas pouco se diz sobre todo o compromisso que a maioria das nossas 108 gestoras têm com nossa rede de ensino."

Professor Marcos Professor Marcos -
(Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal)

Muito tem sido dito sobre o trabalho das diretoras da rede municipal de ensino e nesses quase três anos de mandato vi e vivi muitas coisas, pois visitei quase todas as escolas.

Vivenciei gestoras muito comprometidas com a rede municipal, colocando o carro à disposição para buscar, levar, fazer compras. Vi pais, filhos e maridos ajudarem a pintar muros, grandes, plantar hortas e podar árvores.

Cheguei em festas juninas onde as gestoras levam adereços, caixa de som e equipamentos de casa pra embelezar a festa. Mas mais que isso, estive em escolas que compreendem o real significado da gestão democrática, construindo coletivamente e orquestrando o trabalho de toda equipe.

Também visitei escola onde a equipe foi agredida por famílias desajustadas e escola onde gestora teve que entrar em sala para comunicar a turma e consolar após o falecimento da professora regente.

Muita se fala sobre as vantagens de ser diretora, liberdade de horário, não entrar em sala, não ter diário, não entregar planejamento anual, mas pouco se diz sobre todo o compromisso que a maioria das nossas 108 gestoras têm com nossa rede de ensino.

Já encontrei gestora fazendo merenda por déficit de funcionários, aplicando provas, ministrando conteúdos e animando recreio. Temos problemas aqui e ali? Onde não tem? Mas temos professoras concursadas que hoje desempenham com excelência o cargo de gestão, executivas que poderiam assumir o controle de qualquer empresa pública e privada.

De certo, pra falar precisamos conhecer, precisamos pisar no chão da escola. Ser professor é aprender até assim!

(Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal)

Marcos Carvalho é professor, psicólogo e servidor público federal. Atualmente, vereador em Anápolis pelo Partido dos Trabalhadores. Escreve todas às terças-feiras. Siga-o no Instagram.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade
PublicidadePublicidade