Chegada de nuvem de poeira assusta moradores do interior de Goiás; entenda fenômeno

Flagrante teria ocorrido por volta das 15h e teve duração de cerca de 15 minutos

Gabriella Pinheiro Gabriella Pinheiro -
Nuvem de poeira em Itaberaí
Nuvem de poeira em Itaberaí. (Foto: Arquivo pessoal/Túlio Leite)

Moradores da cidade de Itaberaí, localizada na região Noroeste de Goiás, foram surpreendidos com uma nuvem de poeira que tomou conta de parte do município.

O flagrante foi registrado pelo auxiliar administrativo Túlio Leite na segunda-feira (13). A ação teria ocorrido por volta das 15h e teve duração de cerca de 15 minutos.

O fenômeno, que chegou a acontecer em Goiânia no dia 19 de agosto, tem explicação e se deve aos longos períodos de estiagem vividos no estado.

Como já adiantado pelo Portal 6, o diretor do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo), André Amorim, afirmou que devido a ausência de chuvas, o solo tende a se desagregar e formar partículas de pó na superfície.

Junto a isso, estão as rajadas de vento que servem para levantar, literalmente, a poeira do chão e levar o pó para a atmosfera.

“Quando você está há vários dias sem chuva, a terra começa a desagregar, porque está seco e a superfície começa a ficar cheia de pó. O avanço da frente fria combinado ao calor gera as ventanias que tendem a formar essa ‘tempestade de areia’ “, explicou.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade