Polícia Civil dá dicas preciosas sobre prevenção contra golpes na Black Friday

Atenção deve ser redobrada em época de descontos irreais e anúncios atraentes

Maria Luiza Valeriano Maria Luiza Valeriano -
São diversas as medidas que diminuem as chances de golpe (Foto: Pedro Ribeiro/Portal 6)

Com a aproximação da Black Friday, data em que diversos comércios oferecem altos descontos, consumidores se deparam com cada vez mais anúncios atraentes. Diante disso, a quantidade de golpes também aumentam, levando a Polícia Civil (PC) de Goiás a oferecer dicas para se prevenir.

A Black Friday é o termo atribuído à última sexta-feira de novembro, que marca o início da época de Natal e, com isso, as compras de fim de ano. Neste ano, a data cai no dia 24 de novembro. Porém, muitas lojas oferecem descontos com antecedência.

De acordo com a PC, uma boa medida a se tomar para evitar cair em golpes virtuais é se atentar ao texto e as imagens do site que pretende fazer a compra. Isso porque um site corporativo adequado provavelmente não terá erros ou imagens de baixa qualidade.

Além disso, a plataforma deve oferecer páginas básicas como “Sobre nós” e “Fale conosco”, com métodos de contato efetivos.

Há ainda os casos de sites criados para imitarem portais verdadeiros. “Por exemplo, em vez de ABC.gov, um site falso pode usar ABC.com ou ABC.org”, explicou a polícia.

O órgão destacou que endereços que terminem em .net ou .org merecem ainda mais atenção, visto que são domínios que não são comuns para lojas online legítimas. “Os fraudadores podem imitar o site original, mas o domínio será diferente, nem que por um mero detalhe de letra”.

Se atentar à conexão também pode prevenir golpes, já que sites legítimos que pedem dados pessoais e financeiros possuem um cadeado ao lado do domínio, que indica ser uma conexão segura.

Portanto, se o navegador informar que trata-se de uma plataforma que não possui um certificado de segurança atualizado ou o símbolo não se mostrar presente, a atenção deve ser redobrada.

Outra dica oferecida envolve o pagamento, sendo uma boa medida preferir fazer uso de cartão de crédito, uma vez que é mais fácil pedir ressarcimento em comparação com uma transferência bancária em caso de golpe.

Também, é importante se atentar ao próprio desconto oferecido. Afinal, é possível que algo seja bom demais para ser verdade.

Por fim, uma boa ação que pode prevenir arrependimentos é pesquisar a loja e conferir a reputação em sites de reclamação. Porém, é possível que não se encontre avaliações ruins, o que não significa que o comércio é confiável. Diante disso, o consumidor deve analisar todos os fatores.

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