Goiana batizada em homenagem a duas amantes do pai consegue mudar nome na Justiça

Mulher procurou a Defensoria Pública de Goiás, em maio deste ano, para solicitar alteração

Gabriella Pinheiro Gabriella Pinheiro -
muito dinheiro
Certidão de nascimento. (Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil)

Uma situação emblemática envolvendo o próprio nome levou uma mulher de Santo Antônio do Descoberto a trocar o chamamento. O motivo? É que o prenome seria a junção dos nomes de duas amantes do pai dela.

Anteriormente chamada de Sandramara (nome fictício), a jovem contou que, inicialmente, deveria se chamar Flávia, mas que o genitor decidiu mudar o primeiro nome por estar com raiva da mãe dela.

“Meu nome era pra ter sido Flávia, como minha mãe escolheu. Porém, quando nasci, só o pai podia fazer o registro. Na época, meu pai estava com raiva da minha mãe, aí ele colocou outro nome, que era a junção do nome de duas amantes”, explicou à Defensoria Pública (DPE-GO).

Desde então, ela alega ter sido vítima de constrangimentos e transtornos ao longo da vida e que tentou alterar, no cartório do Registro Civil onde foi registrada, o prenome de forma extrajudicial, mas foi impedida pela falta de condições financeiras.

Assim, em maio deste ano, Sandramara procurou a DPE-GO do município solicitando a mudança. No dia 14 de novembro, a jovem conseguiu uma sentença favorável que garantiu o direito de usar o nome Flávia.

Na sentença, proferida pela 2ª Vara Cível, Fazendas Públicas, Registros Públicos, foi determinado que o cartório responsável fizesse a retificação na Certidão de Nascimento da jovem, substituindo Sandramara Vieira da Silva por Flávia Vieira da Silva.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade