6 profissões que podem acabar enfrentando o desemprego no próximo ano

Alguns fatores contribuíram para que, em breve, essas carreiras estejam em extinção. Confira quais são elas

Magno Oliver Magno Oliver -
6 profissões que podem acabar enfrentando o desemprego no próximo ano
Pesquisa foi realizada em seis supermercados. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Anápolis).

Existem algumas profissões que podem estar com os dias contados, deixando trabalhadores a beira do desemprego e muita gente nem imagina.

Com a automatização, robotização de processos e implantação de inteligências artificiais em sistemas, algumas profissões ficaram ameaçadas de extinção.

Pensando nisso, separamos para você uma listinha com algumas delas que, infelizmente, podem estar com os dias contados.

6 profissões que podem acabar enfrentando o desemprego no próximo ano

1. Operadores de Telemarketing

Essa carreira pode estar com os dias contados já mesmo para o ano que vem. Isso ocorre porque esses profissionais estão sendo substituídos por chamadas automatizadas. A chegada da inteligência artificial nesse setor oferece às empresas a vantagem da automação e a redução da mão de obra humana.

2. Geradores de Conteúdo e escritores

Com os avanços de modelos de linguagem, como o Jasper AI e o ChatGPT, por exemplo, a escrita de conteúdo está sendo revolucionada e podendo colocar estes 2 profissionais na fila do desemprego.

3. Tradutores

O futuro dos tradutores humanos está ameaçado por conta do avanço na tradução automática online. Isso acontece porque agora a preferência é por máquinas e sistemas que interpretam e traduzem em tempo real, eliminando assim a necessidade de intervenção humana no processo.

4. Mergulhadores de águas profundas

Com o avanço da automação de processos e sistemas, os mergulhadores de águas profundas podem estar com a o trabalho em risco de extinção. Os drones e os robôs chegaram para atuar como novos substitutos desse trabalho humano.

5. Funcionários de Supermercado 

O futuro com armazéns totalmente automatizados já chegou e pode por fim de vez ao emprego de pessoas que trabalham na gestão de estoque e produtos de supermercado. Isso acontece porque tudo agora tem sido operado por robôs que trabalham 24h, além de gerenciamento por sistemas de inteligência artificial.

6. Agentes de Viagem

A chegada das plataformas online de viagens simplificou e modernizou o processo de planejamento de férias de uma pessoa, fazendo com que o papel do agente de viagens se tornasse obsoleto.

Isso porque agora robôs e sistemas de inteligência artificial é quem estão substituindo o trabalho humano e tomando conta dessas funções.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade