Jovem que imitou Leandrinha em bar de Anápolis afirmou estar fazendo uma “homenagem”

Delegado Manoel Vanderic conduziu as investigações do episódio e revelou detalhes ao Portal 6

Davi Galvão Davi Galvão -
Inquérito policial sobre jovem que se fantasiou de Leandrinha foi concluído. (Foto: Captura de tela e Jonathan Cavalcante)

A Polícia Civil (PC) concluiu o inquérito que investigava o jovem que foi filmado fantasiado de Leandrinha, pessoa com deficiência (PcD) e influencer ativista da área, durante um concurso de fantasias, em Anápolis.

O caso ocorreu durante as festividades de Halloween, em um bar da cidade, foi gravado pelo público e posteriormente publicado nas redes sociais, gerando forte comoção nacional.

Ao Portal 6, o delegado Manoel Vanderic, responsável pelo caso, afirmou que, após diversas denúncias sendo formalizadas contra o jovem, no Grupo Especializado no Atendimento às Vítimas de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (GEACRI), foi conduzida uma investigação sobre o ocorrido e o rapaz foi identificado.

Durante a oitiva do suspeito, o mesmo preferiu por manter-se em silêncio. O delegado revelou que o jovem disse apenas “ser fã” de Leandrinha, e que a fantasia foi uma tentativa de “homenagear” a influencer.

“Ele foi indiciado pelo crime de incitar e praticar discriminação contra Pessoa com Deficiência”, completou Vanderic. Agora, cabe ao Ministério Público (MP) formalizar a denúncia, que será analisada pelo Poder Judiciário.

Relembre

O caso em questão ganhou repercussão nacional após o influenciador Ivan Baron, conhecido por postar vídeos educativos sobre a comunidade com deficiência, utilizar as redes sociais para denunciar o episódio.

Nas imagens, um homem aparece se fantasiando e imitando os trejeitos da também influenciadora Leandrinha, que se tornou inspiração nacional para Pessoas com Deficiência (PcD).

“A brincadeira, que deveria divertir quem assistia, infelizmente terminou em mais uma cena de capacitismo recreativo, que diariamente é normalizado e reproduzido por aí”, explicou Ivan.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Portal 6 (@portal6noticias)

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.