Ex-presidente da OAB Anápolis alerta sobre golpe do “falso advogado” em Goiás

Com discurso 'sedutor', quadrilha estaria se especializando em fraude para tirar dinheiro de vítimas

Augusto Araújo Augusto Araújo -
Jorge Henrique Elias, ex-presidente da OAB Anápolis, fez alerta sobre golpe do ‘falso advogado’. (Foto: Reprodução)

O ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Anápolis, Jorge Henrique Elias, fez um alerta para a população sobre o golpe do ‘falso advogado’.

Em vídeo publicado nas redes sociais nesta quinta-feira (14), ele afirmou que existe uma quadrilha especializada nessa fraude atuando em Goiás, com um discurso muito ‘sedutor’.

Isso porque o grupo consegue ter acesso a dados pessoais de indivíduos com processos na Justiça, acessando sites de tribunais, e identifica quem é o representante desses clientes.

Assim, eles criam um perfil no WhatsApp, colocando foto e nome do advogado, e passam a entrar em contato com essas pessoas.

Os criminosos então afirmam que o processo foi solucionado e que teria chegado o momento de receber a indenização.

No entanto, seria necessário o cliente depositar uma quantia, sob uma justificativa de ser uma taxa, ou imposto, dentre outras justificativas.

“Eles vão moldando o golpe de acordo com as perguntas que a vítima vai fazendo até culminar no momento em que falam basta recolher [pagar] uma guia para o dinheiro estar na conta em alguns instantes”, detalhou.

Por fim, Jorge Henrique destacou que a principal e primeira medida de segurança que a pessoa deve fazer ao se deparar com uma situação do tipo é ligar para o representante legal dela.

“Não pague nada, mesmo que pareça real. Antes de pagar qualquer quantia, não deixe de ligar, escutar a voz do seu advogado ou ir pessoalmente até o escritório do advogado para confirmar se aquilo é verídico”, orientou.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.